Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIA REGINA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIA REGINA DOS SANTOS
DATA: 28/04/2023
LOCAL: Sala 26, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA INFECÇÃO POR SARS-COV-2 NO CURSO CLÍNICO EM PACIENTES COM FIBROSE CÍSTICA: estudo de coorte
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19; Fibrose Cística; SARS-CoV-2; Função pulmonar; Estado Nutricional; Crianças; TREM-1; IL-6;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A Fibrose Cística (FC) é uma doença multissistêmica que afeta principalmente ossistemas gastrointestinais e pulmonares. A infecção pela a síndrome respiratória agudagrave causada pelo coronaviurus 2 (SARS-CoV-2) pode desencadear uma tempestadede citocinas e síndrome do desconforto respiratório agudo, o que aumenta o risco demorte nos pacientes infectados. Pacientes com FC também apresentam disfunção decitocinas e hiperinflamação, incluindo a interleucina 6 (IL-6). O receptor desencadeanteexpresso em células mieloides solúvel (sTREM-1) tem sido associada a um mauprognóstico clínico. É possível que os pacientes com FC tenham um risco aumentado demanifestações graves quando infectados pelo SARS-CoV-2. O presente estudo tevecomo objetivo avaliar o impacto da infecção pelo SARS-CoV-2 por meio de um estudode coorte ambirespectivo de 43 crianças com FC de 0 a 18 anos de idade. Para isso foiavaliado o quadro clínico no momento da infecção; a função pulmonar e o estadonutricional antes e após a infecção e as concentrações dos biomarcadores IL-6 esTREM-1. Por fim, foi avaliado a correlação dos biomarcadores IL-6 e sTREM-1 comas variáveis clínicas dos pacientes com FC. Os resultados demostram que 17 (39,5%)crianças apresentaram-se positivas e 26 (60,5%) negativas para o SARS-CoV-2. Amaior parte das crianças infectadas pelo SARS-CoV-2 teve uma doença leve em que64,7% fizeram o acompanhamento domiciliar e 35,3% foram hospitalizadas. Dessas,97,7% se recuperam e 2,3% faleceram. Quanto a sintomatologia, 34,9% foramsintomáticas, sendo a aparecimento ou piora da tosse o sintoma mais comum (25,6%).A maioria das crianças são eutróficas, não sendo observadas diferenças significativaspara o Z-score IMC entre os grupos. Foi observado um aumento nos valores de VEF1,quando comparadas às avaliações iniciais e finais: VEF1inicial 1,2 [0,9-1,6] e final 1,3[1,1-1,7]). No entanto, não mostrou alterações significativas entre os grupos estudados.Foram observados achados nas imagens de Tomografia Computadorizada (TC) que sãocomuns nos pacientes com FC. No Raio X, 85% e 90% apresentaram campospulmonares limpos antes e após coleta da COVID-19 respectivamente. Os níveis maiselevados de IL-6 estão significativamente correlacionados a: mal-estar, fadiga ouletargia (p=0,003), exacerbação (p=0,004), escarro (p=0,048) com aumento da secreção(p=0,009) e escarro com mudança de aspecto (p=0,001), internamento (p=0,010) e nãoter apetite preservado (p=0,025). Quanto ao sTREM-1 observamos resultadossignificativos com maior valor para Tosse Presente (p=0,04), Escarro (p=0,043) eEscore de Swachman. Pacientes com escores Swachman excelentes (p=0,043)apresentaram níveis mais baixos de sTREM-1, enquanto pacientes com escores levesapresentaram níveis mais elevados de sTREM-1. Os resultados sugerem que as criançascom FC infectadas pelo SARS-COV-2 tem alterações estruturais pulmonares comuns daFC, apresentando estado nutricional, função pulmonar e curso clínico favorável combom prognóstico naquelas que não tem doença pulmonar grave preexistente. Osbiomarcadores Il-6 e sTREM-1 podem ser uma ferramenta adicional para avaliar oestado clínico e a relação entre inflamação e gravidade da doença pulmonar empacientes com FC.

Interno - 2347574 - SARAH CRISTINA FONTES VIEIRA
Interno - 040.208.116-10 - ANNE JARDIM BOTELHO
Externo ao Programa - 426691 - MARIA LUIZA DORIA ALMEIDA

Notícia cadastrada em: 19/04/2023 15:02