Banca de DEFESA: MARIA CAROLLYNE PASSOS CRUZ

DISCENTE: MARIA CAROLLYNE PASSOS CRUZ
DATA: 28/04/2023
LOCAL: Sala 27, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E CONSUMO DE ULTRAPROCESSADOS EM ADULTOS COM ANEMIA FALCIFORME
PALAVRAS-CHAVES: Anemia falciforme; composição corporal; consumo alimentar; fatores socioeconômicos; segurança alimentar;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

INTRODUÇÃO: A anemia falciforme (AF) é uma doença hereditária causada por uma mutação nahemoglobina S (HbS), em que, no Brasil a maioria desses indivíduos constitui parte da populaçãoque apresenta condições socioeconômicas desfavoráveis as quais podem contribuir para InsegurançaAlimentar e Nutricional (INSAN), que em portadores de AF pode complicar o quadro clínico enutricional. Assim, comumente apresentam desnutrição, embora, o excesso de peso nessas pessoasestá aumentando. Um dos fatores contribuintes para esse novo perfil nutricional é o aumento doconsumo alimentar de ultraprocessados, que são prontos para consumo, duráveis e de preçoacessível. Dessa forma, a restrição financeira é um fator contribuinte para INSAN e este para oaumento do consumo de alimentos ultraprocessados, que em indivíduos com AF esse hábitoalimentar pode agravar o quadro clínico. OBJETIVO: Avaliar a INSAN e o consumo deultraprocessados em adultos com AF. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversalrealizado no Serviço de Hematologia Benigna do Hospital Universitário da Universidade Federal deSergipe. Participaram da pesquisa portadores de AF com idade acima de 20 anos, que além depreencherem os critérios de inclusão também assinaram o Termo de Consentimento Livre eEsclarecido. Foram coletadas informações pessoais, socioeconômicas, composição corporal,consumo alimentar e de segurança alimentar e nutricional. Além disso, foi realizado a análise dacomposição corporal através da Densitometria Óssea (DEXA). Os dados coletados foramarmazenados no programa de tabulação Excel. As variáveis numéricas foram expressas através demedidas de tendência central: frequências absolutas e relativas, média e desvio-padrão. O programautilizado para processamento de dados foi o software R versão 3.3.3. Este projeto encontra-seaprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal deSergipe com número do parecer 2.897.835. RESULTADO: Participaram da pesquisa um total de 65indivíduos, destes, 52,31% estavam classificados em nível socioeconômico D e E. Além disso, 55%dos participantes estavam em INSAN. Ao analisar os dados antropométricos, 69,23% erameutróficos quanto a medida do Índice de Massa Corporal e 66,15% estavam classificados emdesnutrição quanto a circunferência do braço. Na análise da composição corporal por DEXA,77,78% dos indivíduos estavam com o índice de gordura corporal compatível com a normalidade e72,73% apresentaram massa muscular reduzida. Ao avaliar a ingestão alimentar, os participantesdesse estudo apresentaram um consumo médio diário de 1880,46 kcal, destas calorias, 23,24% eramprovenientes de ultraprocessados. CONCLUSÃO: Os adultos com AF apresentam baixo nívelsocioeconômico, alto nível de INSAN e de consumo de ultraprocessados. Em relação aos aspectosantropométricos, apesar de serem eutróficos quanto ao IMC, apresentam desnutrição nacircunferência do braço e baixa massa muscular na análise pelo DEXA.

Interno - 2020866 - ANA MARA DE OLIVEIRA E SILVA
Presidente - 577945 - ROSANA CIPOLOTTI
Externo à Instituição - SIMONE SANTANA VIANA

Notícia cadastrada em: 24/03/2023 09:19