Banca de DEFESA: BARBARA ADAILDES DOS SANTOS SOARES

DISCENTE: BARBARA ADAILDES DOS SANTOS SOARES
DATA: 23/02/2023
LOCAL: Sala 27, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: “MORTALIDADE POR CÂNCER NA POPULAÇÃO MASCULINA NO ESTADO DE SERGIPE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19”
PALAVRAS-CHAVES: Câncer; Homens; Mortalidade; COVID-19;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

O câncer é uma doença que apresenta tendências de incidência e mortalidade crescentes,especialmente na população masculina. Com a ocorrência da pandemia da COVID-19 amortalidade por câncer nesta população pode ser ainda mais impactada. Objetivos:analisar as tendências de mortalidade por câncer em homens ao longo do tempo noestado Sergipe (1980-2021) e avaliar as taxas de mortalidade por câncer em homens em2020 e 2021 no estado de Sergipe durante a pandemia da COVID-19 comparado com ataxa média de mortalidade dos últimos cinco anos (2019-2015); Métodos: Estudo dotipo ecológico, retrospectivo, quantitativo e analítico, extraído do banco dedados doSistema de Informações sobre Mortalidade do Departamento de Informática daSecretaria de Estado da Saúde de Sergipe, referente aos óbitos por câncer em homens noperíodo de 1980-2021. Foram consideradas, para o estudo, as variáveis: idade,categorizada por fases de vida (0 a 19, 20 a 44, 45 a 64 e > 65 anos), topografia dotumor e o ano do óbito. Foram incluídos todos os casos de óbitos por neoplasia malignainvasiva em homens. A análise estatística dos dados foi feita com as taxas brutas demortalidade, específicas por idade e padronizadas por idade. A população consideradapara os cálculos anuais das taxas de mortalidade foi o total de homens residentes noestado de Sergipe, segundo as populações censitárias e estimativas intercensitárias doInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para cada ano. O Joinpoint RegressionProgram, National Cancer Institute, EUA, foi utilizado para calcular tendênciastemporais de mortalidade por câncer. A análise permitiu identificar os possíveisjoinpoints que refletem mudanças significativas na tendência estudada. Para compararas taxas mortalidade dos anos da pandemia (2020 e 2021) com as taxas e de mortalidadedos últimos cinco anos (2019-2015) foi calculado a taxa média dos últimos cinco anosantes de 2020 e comparado com os anos em que ocorreu a pandemia (2020 e 2021).Resultados: No período de 1980 a 2021, ocorreram 20 143 óbitos por câncer emhomens no estado de Sergipe e a taxa geral de mortalidade padronizada por idade foi de71,7/100 000 homens para todo o período. Houve uma tendência de aumentoestatisticamente significante até 2005 e posterior estabilização da curva (1980-2021).Nesse período, as principais causas de morte por câncer foram próstata, pulmão,estômago, fígado e cavidade oral. No período pandêmico, houve uma diminuição 6,2%em 2020 e 9,1% em 2021 das taxas de mortalidade padronizadas por idade por câncer,quando comparado com a taxa média de mortalidade padronizada por idade dos últimoscinco anos (2015-2019). No entanto, a tendência de mortalidade por câncer por todas asidades no período pandêmico permaneceu estável. Conclusão: Houve diminuição dastaxas de mortalidade padronizadas por idade por câncer em homens nos primeiros doisanos da pandemia, mas acreditamos que novos estudos como este poderão encontraraumento da mortalidade pela doença, nos próximos anos.

Presidente - 154.064.405-78 - CARLOS ANSELMO LIMA
Externo ao Programa - 1643234 - LIGIA MARA DOLCE DE LEMOS
Interno - 1228110 - WALDERI MONTEIRO DA SILVA JUNIOR

Notícia cadastrada em: 15/02/2023 08:36