Banca de QUALIFICAÇÃO: HERTZ TAVARES DOS SANTOS JUNIOR

DISCENTE: HERTZ TAVARES DOS SANTOS JUNIOR
DATA: 03/03/2023
LOCAL: Sala 27, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: Função e forma do ombro na deficiência congênita do hormônio do crescimento.
PALAVRAS-CHAVES: GH; receptor de GHRH; IGF-1; tendão supraespinal; espaço subacromial; ombro;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
ESPECIALIDADE: Ortopedia

O ombro é a articulação mais móvel de todo o corpo humano. Durante a elevação dobraço, requer a integridade de um conjunto de músculos, ossos e tendões. Indivíduoscom baixa estatura muitas vezes precisam elevar os braços acima da cintura escapular epodem ter restrição funcional ou lesões no ombro. O impacto da deficiência isolada dehormônio do crescimento (GH) (IGHD) nas articulações ainda não está bem definido. Oobjetivo deste trabalho é avaliar a função e a estrutura do ombro em indivíduos adultosde baixa estatura com DIGH não tratada devido à mesma mutação homozigótica nogene do receptor GHRH. Um estudo transversal foi realizado em 20 indivíduos comIGHD, modelo sem GH e 20 controles pareados por idade. Eles completaram asdeficiências do questionário braço, ombro e mão (DASH) e ultrassom do ombro (US).Mediu-se a espessura das porções anterior, medial e posterior do tendão dosupraespinhal e do espaço subacromial e registrou-se o número de indivíduos comtendinose ou ruptura do tendão do supraespinhal. O escore DASH foi semelhante entreIGHD e controles, mas os indivíduos com IGHD reclamaram menos de sintomas (p =0,002). O número de indivíduos com roturas foi maior no grupo controle (p=0,02).Como esperado, as medidas absolutas do US foram menores no IGHD do que noscontroles, mas a magnitude da redução foi mais pronunciada na espessura da porçãoanterior do tendão do supraespinhal. Em resumo, adultos com IGHD ao longo da vidanão têm restrições funcionais do ombro, queixam-se menos de problemas na realizaçãode atividades da extremidade superior e têm menos lesões tendíneas do que oscontroles.

Externo ao Programa - 1933157 - CARLA RAQUEL OLIVEIRA SIMOES
Externo ao Programa - 3204497 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES

Notícia cadastrada em: 07/02/2023 08:21