Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CAROLLYNE PASSOS CRUZ

DATA: 04/11/2022
LOCAL: Sala 27 do Programa de Pós graduação em Ciências da Saúde
TÍTULO: INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ADULTOS COM ANEMIA FALCIFORME
PALAVRAS-CHAVES: Anemia falciforme; composição corporal; consumo alimentar; fatores socioeconômicos; segurança alimentar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A anemia falciforme (AF) é uma doença hereditária causada por umamutação na hemoglobina S (HbS) e que apresenta um tratamento profilático afim de reduzir ossintomas clínicos, assim, uma das formas de contribuir para um bom prognóstico clínico enutricional é através de uma ingestão alimentar adequada em quantidade e qualidade. Dessaforma, o status socioeconômico é um fator contribuinte para o acesso aos alimentos e garantiada Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Assim, quando esse indivíduo não temdisponível alimentos em quantidade e qualidade encontra-se numa situação de InsegurançaAlimentar e Nutricional (INSAN), que em indivíduos com AF pode contribuir para um piorprognóstico clínico e nutricional. OBJETIVO: Avaliar a INSAN em adultos com AF.METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal realizado no Serviço de HematologiaBenigna do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. Participaram dapesquisa portadores de AF com idade acima de 20 anos, que além de preencherem os critériosde inclusão também assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram coletadasinformações pessoais, socioeconômicas, avaliações antropométricas, consumo alimentar e desegurança alimentar e nutricional. Além disso, foi realizado a análise da composição corporalatravés do Dual X-Ray Absorptiometry (DEXA). Os dados coletados foram armazenados noprograma de tabulação Excel. As variáveis numéricas foram expressas através de medidas detendência central: frequências absolutas e relativas, média e desvio-padrão. O programautilizado para processamento de dados foi o software R versão 3.3.3. Este projeto encontra-seaprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da UniversidadeFederal de Sergipe com número do parecer 2.897.835. RESULTADO: Participaram dapesquisa um total de 65 indivíduos, destes, 52,31% estavam classificados em nívelsocioeconômico D e E. Além disso, 55% dos participantes estavam em INSAN. Ao analisar osdados antropométricos, 69,23% eram eutróficos quanto a medida do Índice de Massa Corporale 66,15% estavam classificados em desnutrição quanto a circunferência do braço. Na análiseda composição corporal por DEXA, 77,78% dos indivíduos estavam com o índice de gorduracorporal compatível com a normalidade e 72,73% apresentaram massa muscular reduzida. Aoavaliar a ingestão alimentar, os participantes desse estudo apresentaram um consumo médiodiário de 1880,46 kcal, destas calorias, 23,24% eram provenientes de ultraprocessados.CONCLUSÃO: Os adultos com AF apresentam baixo nível socioeconômico, alto nível deINSAN e de consumo de ultraprocessados. Em relação aos aspectos antropométricos, apesar deserem eutróficos quanto ao IMC, apresentam desnutrição na circunferência do braço e baixamassa muscular na análise pelo DEXA.

Interno - 2020866 - ANA MARA DE OLIVEIRA E SILVA
Externo ao Programa - 3919999 - FABRICIO DIAS ANTUNES
Externo à Instituição - SIMONE SANTANA VIANA

Notícia cadastrada em: 19/10/2022 08:30