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Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENA DE JESUS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILENA DE JESUS DA SILVA
DATA: 27/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 27 do Programa de Pós graduação em Ciências da Saúde
TÍTULO: “Avaliação de perfil, percepções e barreiras de idosos brasileiros sobre serviço por telessaúde: análise quali-quantitativa”
PALAVRAS-CHAVES: Acesso aos serviços de saúde; Idoso; Internet; Telessaúde.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

O envelhecimento populacional é um fenômeno global relacionado a umatransição demográfica única e irreversível em todo o mundo. No Brasil, esse processode envelhecimento traz problemas que impactam os serviços de saúde, aumentandodemandas e custos. Com isso, a telessaúde, muito impulsionada no Brasil pelo adventoda pandemia COVID-19, tem grande potencial de contribuir para a prestação decuidados de saúde à população idosa, tanto no tratamento das doenças crônicas, quantona promoção do envelhecimento ativo e saudável, abordando a equidade de acesso aosserviços, às necessidades, analisando as barreiras e as expectativas da população idosabrasileira. Objetivo: Identificar e avaliar perfil, percepções e barreiras de idososbrasileiros sobre serviço por telessaúde. Casuística e métodos: Trata-se de um estudoobservacional, transversal, com método misto de abordagem inferencial, descritivo equali-quantitativo. O protocolo definido para este estudo observacional seguiu asrecomendações propostas pelo Strengthening the reporting of observational studies inepidemiology (STROBE)e a etapa qualitativa da pesquisa seguiu as recomendações doStandards for reporting qualitative research (SRQR) e Consolidated Criteria forReporting Qualitative Research (COREQ). A pesquisa foi realizada por meio virtual,com a construção de um questionário eletrônico através da plataforma Google Forms®.Foram incluídos homens e mulheres, com idade igual ou superior a 60 anos quedeclararam possuir acesso à internet entre os meses de agosto de 2021 e janeiro de 2022.Os participantes do estudo responderam ao questionário de coleta de dados, compostopor 10 seções e 56 perguntas objetivas e subjetivas que colheram informações sobre:identificação, dados demográficos, condições de saúde geral, mobilidade e facilidade deacesso à saúde, atitudes frente a telessaúde, experiência com a telessaúde, uso datecnologia e internet para acesso à saúde, ansiedade e tecnologia, suporte familiar, euma opinião final. Resultados: Foram incluídos 59 voluntários, com média de idade66,6±5,82 anos, sendo 19 homens (32,20%) e 40 mulheres (67,7%). Os mesmoapresentaram boas condições de saúde e socioeconômicas, bom letramento digital etecnológico, baixo nível de satisfação com o atendimento presencial tradicional e 90%dos idosos incluídos nesta pesquisa eram alfabetizados. Conclusão: Os resultadossugerem que a telessaúde pode ser uma adição positiva aos cuidados à saúde de idososde um país em desenvolvimento. Fatores determinantes como: o perfil da pessoa idosa,as perspectivas, barreiras e histórico prévio de utilização das tecnologias e internet, quepodem estar relacionado a alfabetização, bom letramento tecnológico e digital, condiçãoclínica atual, boas condições socioeconômicas, além do nível de insatisfação com oatendimento presencial tradicional podem influenciar na adesão e na aceitação dessamodalidade de atendimento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2978450 - VÍCTOR SANTANA SANTOS
Interno - 1315121 - DIVALDO PEREIRA DE LYRA JUNIOR
Externo à Instituição - KARLA HELENA COELHO VILAÇA E SILVA

Notícia cadastrada em: 13/10/2022 08:06
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