Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE GRAÇA MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANE GRAÇA MARTINS
DATA: 21/06/2022
LOCAL: https://meet.google.com/giv-kwib-oqv
TÍTULO: "IMPACTO DA ALERGIA AO LEITE DE VACA NO DESMAME DO ALEITAMENTO MATERNO E CONSEQUÊNCIAS NA NUTRIÇÃO DOS LACTENTES"
PALAVRAS-CHAVES: Aleitamento materno; Desmame; Hipersensibilidade alimentar; Nutrição infantil; Gastroenteropatias; Análise de sobrevida;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A alergia alimentar é um problema de saúde pública e o principal alérgenoalimentar na infância é a proteína do leite de vaca, com prevalência no Brasil de 5,4% eincidência 2,2%. O aleitamento materno (AM) continua sendo a melhor estratégia para aprevenção de alergias alimentares. Objetivo: Investigar o impacto da alergia ao leite devaca (ALV) no desmame precoce do AM e as consequências para a nutrição do lactente.Método: Estudo de coorte prospectivo, composto por um grupo caso e dois gruposcontrole (sintomático e assintomático). A amostragem foi por conveniência. A coleta dosdados ocorreu no Núcleo de Alergia Alimentar (grupos caso-APLV e controlesintomático-CS) e nos ambulatórios de pediatria (grupo controle assintomático-CA) deum hospital filantrópico e de uma instituição estadual. Os dados foram tabulados no Excel(programa de planilhas eletrônicas) e analisados estatisticamente no programa SPSSversão 22.0. Utilizou-se os testes t de Student, Qui-quadrado de Pearson, Mann-Whitney,Exato de Fisher e Análise de Sobrevida como métodos para a análise comparativa dasvariáveis entre os três grupos do estudo. Resultados: Das 94 crianças participantes,64,9% estavam em aleitamento materno e 69,6%, em AME (grupo CA). As causas maisrecorrentes de desmame do leite materno foram a dieta materna de exclusão LV, produçãoinsuficiente de LM, reações e recusa da criança. O desfecho do estudo demostrou taxasmais elevadas de desmame no grupo CS (58,1%), com razão de risco para o desmame decinco vezes mais que o grupo CA. O nível socioeconômico e de instrução; o uso dachupeta, de fórmula infantil, de copinho como via de oferta e a idade de introdução deintrodução do primeiro alimento foram variáveis que influenciaram na amamentação. Avitamina B12 apresentou taxas elevadas nas crianças em AM. A homocisteina e o MALOresultaram com valores maiores nas crianças em AM. A pré-albumina apresentou taxasmais elevadas nas crianças desmamadas. Conclusão: Crianças com alergia ao leite devaca e com alterações gastrointestinais desmamam mais que crianças saudáveis Esteestudo fez parte da pesquisa “Alimentação complementar e comportamento alimentar emlactentes com ALV de região de baixa renda”, aprovado pelo Comitê de Ética emPesquisa da UFS e financiado pela FAPITEC/SE. A pesquisa poderá contribuir com aelaboração de estratégias que modifiquem o cenário do desmame precoce, podendo assimreduzir os gastos públicos e a alta demanda nos serviços especializados em alergiaalimentar.

Interno - 2347574 - SARAH CRISTINA FONTES VIEIRA
Externo ao Programa - 1241436 - JOSEILZE SANTOS DE ANDRADE
Externo à Instituição - MARCIA FERREIRA CANDIDO DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 15/06/2022 08:29