Banca de DEFESA: LIS CAMPOS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIS CAMPOS FERREIRA
DATA: 04/04/2022
LOCAL: NEP- NUCLEO DE ENSINO E PESQUISA- HOSPITAL PRIMAVERA
TÍTULO: Saúde mental dos internos de medicina e médicos recém-formados: Lições da pandemia de COVID-19.
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes de Medicina. Médicos. Saúde Mental.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: A pandemia de COVID-19 tem gerado sofrimento emocional no mundotodo. Os médicos recém-formados estão, em geral, na linha de frente do cuidado aopaciente com COVID-19. Os internos do curso de medicina também sentiram o impactoda situação, seja pela interrupção de suas atividades acadêmicas, seja pela possibilidadede adiamento ou antecipação da conclusão do curso. Objetivos: Descrever aspectos dasaúde mental e lições da pandemia de COVID-19 entre médicos recém-formados eestudantes de medicina. Métodos: Trata-se de um estudo quali-quantitativo realizado emdois momentos, o primeiro em abril (M1) e o segundo em setembro (M2) de 2020, pormeio de formulários em plataforma digital. Foram convidados todos os internos (quintoe sexto anos do curso de medicina) e médicos formados desde 2018 até 2020 das trêsfaculdades de medicina do estado de Sergipe, e coletados dados sociodemográficos,informações sobre histórico de saúde mental, presença de sintomas ansiosos e medosrelacionados à COVID-19, além de questões de resposta aberta sobre aprendizados dapandemia. Resultados: 335 formulários foram respondidos em abril (M1) e 148 emsetembro (M2). O consumo de álcool entre os médicos formados em 2020 aumentou de50% para 85% durante a pandemia (p = 0,04). Diagnóstico psiquiátrico foi relatado por38,5% dos participantes e uso de psicofármacos por 30,1% deles no início da pandemia,principalmente os que moravam sozinhos (p = 0,03) e os solteiros (p = 0,01). Alémdisso, 88,9% dos participantes consideraram-se expostos ao excesso de informaçõessobre a COVID-19, o que se associou a sintomas de ansiedade (p = 0,04). Ao seremquestionados sobre os principais aprendizados da pandemia, seis meses após decretada,28% das respostas dos participantes incluíram a paciência, a imprevisibilidade do futuroe a resiliência no enfrentamento das adversidades. Aproximadamente 42% (n=62) dosparticipantes conheciam ao menos uma pessoa que faleceu por COVID-19, e isso seassociou à necessidade sentida de aproveitar o momento e as pessoas (p<0,01).Conclusões: Foi evidenciada alta frequência de consumo de álcool entre estudantes demedicina e médicos recém-formados durante a pandemia de COVID-19. Histórico dedoença psiquiátrica autorreferida esteve presente em um terço da amostra ainda noinício da pandemia. A exposição a excesso de informações sobre COVID-19 foiassociada à presença de sintomas de ansiedade. Como principais aprendizados dapandemia, foram ressaltadas a paciência, imprevisibilidade do futuro e resiliência noenfrentamento das adversidades.

Presidente - 577945 - ROSANA CIPOLOTTI
Interno - 3113466 - KLEYTON DE ANDRADE BASTOS
Externo ao Programa - 426461 - ROBERTO CESAR PEREIRA DO PRADO
Externo ao Programa - 1503384 - MARIO ADRIANO DOS SANTOS