Banca de DEFESA: VANESSA TAVARES DE GOIS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA TAVARES DE GOIS SANTOS
DATA: 08/04/2022
LOCAL: http://meet.google.com/wfe-ejpa-vtn
TÍTULO: Qualidade de vida em saúde bucal e hábitos deletérios em crianças e adolescentes com asma e rinite alérgica.
PALAVRAS-CHAVES: Asma; Rinite; Criança; Adolescente; Odontopatias; Má Oclusão; Hábitos;Saúde Bucal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Introdução: A asma é um problema de saúde global com 2,5 milhões de mortes anuais.A maioria dos pacientes com asma tem rinite associada. As duas patologias podeminfluenciar o sistema estomatognático. A presença de hábitos orais deletérios podecausar alterações estruturais e funcionais nos componentes desse sistema e influenciar aqualidade de vida em saúde bucal dos indivíduos. Objetivos: (1) Avaliar as evidênciasdisponíveis em relação à associação entre hábitos orais deletérios (HOD) e asma emcrianças; (2) Investigar o índice de qualidade de vida relacionada à saúde bucal(QVRSB) e hábitos orais deletérios (HOD) em crianças e adolescentes com asma erinite alérgica conforme o controle da doença. Método: O estudo incluiu dois desenhoscomplementares: i) revisão sistemática e meta-análise para verificação de associaçãoentre HOD e asma em crianças e; ii) estudo transversal incluindo crianças eadolescentes de 6 a 17 anos, com diagnóstico de asma e rinite, atendidos entre 2020 e2021 no Ambulatório de Alergia Pediátrica do Hospital Universitário da UniversidadeFederal de Sergipe. Uma entrevista estruturada foi realizada, aplicando-se questionáriospara controle da asma/rinite, questionário socioeconômico e demográfico e o OralHealth Impact Profile (OHIP-14) para averiguação do índice de QVRSB. Realizou-seexame clínico oral para observação da condição oclusal, alterações dentárias e índice decárie. Resultados: Cinco estudos foram incluídos na revisão sistemática e meta-análise.Foram coletadas informações sobre presença de HOD em crianças com e sem asma. Ameta-análise mostrou associação entre a alimentação por mamadeira e asma (OR =1,25; 95% CI 1,13 a 1,38; p < 0,001) e entre o uso de chupeta e asma (OR = 1,11; 95%CI 1,00 a 1,24; p = 0,05). Não houve associação para o hábito de roer unhas, chupardedos e asma. O estudo transversal incluiu 73 indivíduos. A mediana (intervalointerquartil [IIQ]) de idade foi 10 (8-13) anos. Cinquenta (68,5%) participantes foramconsiderados com controle satisfatório das doenças asma e rinite. Quarenta e nove(67,1%) possuíam algum hábito de sucção não-nutritiva. A oclusão Classe I predominou(n = 60, 82,1%). O CPO-D médio apresentou mediana (IIQ) de 1 (0-3), não havendodiferença estatística entre os grupos ‘controlado’ e ‘não-controlado’. Dentre osdistúrbios do desenvolvimento e erupção observados, os mais frequentes foram:diastema (48%), manchas dentárias (31,5%) e rotações (23,3%). Não houve diferençaentre os escores de QVRSB geral entre os grupos ‘controlado’ e ‘não-controlado’ (4,5[2,0-8,0] vs 3,0 [2,0-10,0], p = 0,976), assim como para seis dos sete domínios doOHIP-14. Crianças com doença controlada apresentaram menores escores de QVRSBno domínio dor física quando comparadas a crianças sem controle da doença (1,0 [0,0-2,0] vs 2,0 [1,0-4,0], p = 0,018). Conclusões: Alimentação por mamadeira e uso dechupeta foram associados a asma em crianças. Embora a maioria das crianças possuíssehábito de sucção não-nutritiva, a saúde bucal não causou impactos negativos naqualidade de vida, independentemente do controle das doenças, exceto para o domíniodor física.

Presidente - 3545451 - PAULO RICARDO SAQUETE MARTINS FILHO
Interno - 426673 - RICARDO QUEIROZ GURGEL
Externo ao Programa - 1805033 - BRENDA CARLA LIMA ARAÚJO
Externo à Instituição - Liliane Elze Falcão Lins Kusterer