Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA TAVARES DE GOIS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA TAVARES DE GOIS SANTOS
DATA: 17/12/2021
LOCAL: meet.google.com/sgc-ynpb-ycj
TÍTULO: “Qualidade de vida em saúde bucal e hábitos deletérios em crianças e adolescentes com asma e rinite alérgica”
PALAVRAS-CHAVES: Asma; Rinite; Criança; Adolescente; Odontopatias; Má Oclusão; Hábitos; Saúde Bucal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

A asma é um problema de saúde global com 2,5 milhões de mortes anuais.Asmas caracteriza-se por sintomas como sibilo, falta de ar, opressão e/ou tosse no peito, elimitação do fluxo de ar expiratório. A rinite corresponde a um processo inflamatório damucosa nasal no qual coexistem sintomas de congestão, rinorreia, espirros e prurido nasal. Amaioria dos pacientes com asma tem rinite associada. As duas patologias podem influenciar osistema estomatognático, pois alterações nos padrões respiratórios alteram a acomodação demúsculos e estruturas orofaciais. Objetivo: Investigar o índice de qualidade de vidarelacionada à saúde bucal (QVRSB) e hábitos deletérios em crianças e adolescentes com asmae rinite alérgica por controle da doença. Método: O estudo incluiu dois desenhoscomplementares: i) revisão sistemática e meta-análise de publicações para verificação deassociação entre hábitos orais deletérios (HOD) e asma em crianças e; ii) estudo transversalincluindo crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, com diagnóstico de asma e rinite atendidosentre 2020 e 2021 no ambulatório de alergia pediátrica do Hospital Universitário daUniversidade Federal de Sergipe. Uma entrevista estruturada com o participante foi realizadana presença dos pais/responsáveis, aplicando-se questionários para controle da asma/rinite,questionário socioeconômico e demográfico e o Oral Health Impact Profile (OHIP-14) paraaveriguação do índice de QVRSB. Realizou-se exame clínico oral para observação dacondição oclusal, alterações dentárias e índice de cárie. Resultados: Cinco estudos foramincluídos na revisão sistemática e meta-análise. Foram coletadas informações sobre presençade HOD em crianças com e sem asma. A meta-análise mostrou associação entre a alimentaçãopor mamadeira e asma (OR = 1,25; 95% CI 1,13 a 1,38; p < 0,001) e entre o uso de chupeta easma (OR = 1,11; 95% CI 1,00 a 1,24; p = 0,05). Não houve associação para o hábito de roerunhas, chupar dedos e asma. O estudo transversal incluiu 73 indivíduos. A mediana (IIQ) deidade foi 10 (8 - 13) anos. Cinquenta (68,5%) participantes foram considerados com controlesatisfatório das doenças asma e rinite. Quarenta e nove (67,1%) possuíam algum hábito desucção não-nutritiva. A oclusão Classe I predominou (n = 60, 82,1%). O CPO-D médioapresentou mediana (IIQ) de 1 (0-3), não havendo diferença estatística entre os grupos‘controlado’ e ‘não-controlado’. Dentre os distúrbios do desenvolvimento e erupçãoobservados os mais frequentes foram: diastema (48%), manchas dentárias (31,5%), rotações(23,3%) e atraso de erupção (9,6%). Não houve diferença entre os escores de QVRSB geralentre os grupos controlado e não-controlado (4,5 [2,0-8,0] vs 3,0 [2,0-10,0], p = 0,976), assimcomo para seis dos sete domínios do OHIP-14. Crianças com doença controlada apresentarammenores escores de QVRSB no domínio dor física quando comparadas a crianças semcontrole da doença (1,0 [0,0-2,0] vs 2,0 [1,0-4,0], p = 0,018). Conclusões: Alimentação pormamadeira e uso de chupeta foram associados a asma em crianças. A maioria das criançascom asma possuía hábito de sucção não-nutritiva e; a saúde bucal não causou impactosnegativos na qualidade de vida geral das crianças e adolescentes com asma e rinite,independentemente do controle das doenças, exceto para o domínio dor física.

Presidente - 3545451 - PAULO RICARDO SAQUETE MARTINS FILHO
Interno - 426673 - RICARDO QUEIROZ GURGEL
Externo ao Programa - 1805033 - BRENDA CARLA LIMA ARAÚJO
Externo à Instituição - SARA JULIANA DE ABREU DE VASCONCELLOS