Banca de DEFESA: EWERTON AMORIM DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EWERTON AMORIM DOS SANTOS
DATA: 25/11/2021
LOCAL: Plataforma virtual a definir
TÍTULO: Insegurança alimentar e nutricional e programa bolsa família: estudo comparativo com mulheres das comunidades quilombolas e da população geral de Alagoas, Brasil.
PALAVRAS-CHAVES: Programas governamentais. Programa Bolsa Família.Segurança alimentar e nutricional. Quilombolas.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Introdução: Apesar do avanço dos programas nacionais no combate a fome, como o programa Bolsa Família, verifica-se resultados divergentes na eficiência do programa, quando comparado populações não quilombolas com quilombolas e regiões do norte e nordeste com as demais regiões do país. Existe uma carência de dados sobre a situação de segurança alimentar em grupos minoritários, o que dificulta o planejamento adequado de programas e políticas públicas adaptadas a realidade desses grupos. Objetivo: Analisar, de forma comparativa entre a população quilombola e a população geral do estado de Alagoas, a associação entre a condição de usuário do Programa Bolsa Família e a ocorrência da insegurança alimentar e seus fatores associados. Métodos: Estudo transversal de base populacional com dados de duas pesquisas, que para fins de identificação, serão denominadas: “Pesquisa 2015” e “Pesquisa 2018”. A pesquisa 2015 utilizou uma amostra probabilística representativa nas famílias do estado de Alagoas, já pesquisa 2018 foi um estudo de base populacional das comunidades remanescentes de quilombos de Alagoas. Em ambas as pesquisas, os dados foram obtidos nos respectivos domicílios por meio de entrevistas aplicadas à mulher elegível. A situação de Segurança Alimentar e Nutricional foi avaliada pela aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. As demais variáveis socioeconômicas e ambientais, foram obtidas através de formulários estruturados. Os dados descritivos foram apresentados por meio de frequências absolutas e relativas. O recebimento, ou não, do programa bolsa família foi comparado com as diferentes categorias das variáveis independentes por pesquisa, por meio de teste qui-quadrado. Para análise dos determinantes da insegurança alimentar foi realizada a análise múltipla regressão de Poisson, com ajuste robusto, através de dois modelos hierárquicos. Ambos os projetos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas. Resultados: Foram investigadas 5764 famílias (n=3299 em 2015; n=2465 em 2018). A INSAN foi identificada em 58,4% das famílias não quilombolas e em 67,4% nas famílias quilombolas. A INSAN esteve associada ao recebimento do PTR; classes econômicas mais baixas; renda familiar per capita ≤1 salário-mínimo, cômodos no domicílio ≤4, família com menores de 18 anos, não ter domicílio próprio e domicílios com 4 ou mais pessoas. As frequências de insegurança alimentar encontradas na população geral e quilombolas do estado de Alagoas foram altas, sendo a situação mais grave entre os quilombolas. A insegurança alimentar esteve associada a outros fatores, além do recebimento do PBF e pertencer a uma comunidade quilombola. Apesar do recebimento da renda transferida pelo programa, a alta prevalência da pobreza esteve presente em ambas populações, evidenciada pela baixa renda, classificação econômica, condições de moradia entre outras características. Conclusão: A frequência de INSAN foi maior entre famílias quilombolas e, de um modo geral, nas famílias usuárias do PTR. Apesar da correta focalização do Programa, assistindo grande contingente populacional em condição de pobreza, há necessidade de atrelar ao mesmo ações estruturantes visando garantir incrementos socioeconômicos que possam reverter de forma sustentável o cenário de baixa escolaridade e capacitação profissional, baixa renda e, consequentemente, menor acesso aos bens e serviços.

Externo à Instituição - ABEL BARBOSA LIRA NETO
Interno - 1334092 - FRANCILENE AMARAL DA SILVA
Externo à Instituição - Giulliano Aires Anderlini
Externo à Instituição - Nassib Bezerra Bueno