Banca de QUALIFICAÇÃO: LIS CAMPOS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIS CAMPOS FERREIRA
DATA: 12/07/2021
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL A DEFINIR
TÍTULO: “SAÚDE MENTAL E MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19”
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19. Manifestações Neurológicas. SARS-Cov 2. Saúde Mental.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: A pandemia do vírus SARS-Cov-2, causador da COVID-19, está resultandoem graves consequências emocionais para a população mundial. Os médicos recém-formados estão, em geral, na linha de frente do cuidado ao paciente com COVID-19. Osinternos do curso de medicina também sentem o impacto da situação. Além do impactona saúde mental, manifestações físicas neurológicas de COVID-19 foram descritas, sejacom envolvimento de sistema nervoso central ou periférico. Objetivos: Descreveraspectos da saúde mental e manifestações neurológicas associadas ao contexto dapandemia da COVID-19. Métodos: Foram aplicadas no presente estudo duasmetodologias distintas. Na primeira, estudo do tipo observacional e transversal, foramentrevistados estudantes de medicina do internato, médicos residentes e recém-egressosgraduados a partir de 2018. A entrevista se deu por meio de formulário eletrônico emplataforma digital, e foram coletados dados sociodemográficos, dados sobre histórico desaúde mental do participante e dados sobre a doença COVID-19, incluindo sintomasansiosos. A segunda metodologia foi descrição de caso clínico de Síndrome de GuillainBarré (SGB) como manifestação neurológica em vigência de infecção pelo SARS-CoV-2. Resultados: 335 formulários foram respondidos em abril (M1) e 148 em setembro(M2). No M1, 88,9% consideraram-se expostos ao excesso de informações sobre aCOVID-19, o que se associou a sintomas de ansiedade (p = 0,04). A longa distânciafísica familiar também esteve associada a esses sintomas, como aumento do apetite (p =0,01), sensação de falta de ar (p = 0,003) e sudorese (p = 0,007). O medo de adoecer deCOVID-19 foi relatado como intenso por quase metade dos participantes e o detransmitir por 85,7% no M1. No M2 41,2% relataram o falecimento de amigos ouparentes. Doença psiquiátrica foi descrita por 38,5% e uso de psicofármacos por 30,1%em M1, principalmente os que moravam sozinhos (p = 0,03) e os solteiros (p = 0,01). Oconsumo de álcool foi relatado por 54,3%, e entre os médicos formados em 2020aumentou de 50% no M1 para 85% no M2 (p = 0,04). Ademais, no presente estudo foiapresentado o primeiro caso pediátrico de SGB com detecção de SARS-CoV-2 nolíquido cerebrorraquidiano (LCR). Conclusões: A pandemia teve um impacto negativona saúde mental de estudantes de medicina e médicos recém-formados. A exposição ainformações excessivas do COVID-19 e a distância física familiar foram associadas asintomas de ansiedade. Entre os médicos formados em 2020, o consumo de álcoolaumentou durante a evolução da pandemia. Além disso, quanto a manifestações físicasneurológicas da infecção pelo vírus, este caso único relatado de SGB associado aCOVID-19 com detecção do RNA do SARS-CoV-2 no LCR indica envolvimento viraldireto induzindo inflamação de nervo periférico.

Externo ao Programa - 3919999 - FABRICIO DIAS ANTUNES
Interno - 3113466 - KLEYTON DE ANDRADE BASTOS
Externo à Instituição - SIMONE SANTANA VIANA

Notícia cadastrada em: 07/07/2021 16:23