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Banca de QUALIFICAÇÃO: DYEGO CARLOS SOUZA ANACLETO DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DYEGO CARLOS SOUZA ANACLETO DE ARAÚJO
DATA: 11/06/2021
HORA: 08:30
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL A DEFINIR
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA APREENSÃO DE COMUNICAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE.
PALAVRAS-CHAVES: comunicação; apreensão de comunicação; medo; ansiedade;estudantes da área da saúde
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Introdução. Apreensão de comunicação (AC) pode ser conceituada como o “nível demedo ou ansiedade associado à comunicação real ou antecipada com outra(s)pessoa(s)”. É esperado que estudantes e profissionais da saúde com alta AC apresentamdificuldades no desenvolvimento da competência em comunicação. Apesar de a AC sero fenômeno da comunicação mais amplamente investigado nas últimas décadas, poucose sabe sobre seus efeitos entre estudantes da área da saúde. Objetivo. Analisar a AC nocontexto de formação de estudantes da área da saúde. Metodologia. Foi realizado umestudo em três etapas. Etapa 1:revisão de escopo para sintetizar evidências cientificassobre o estudo da AC entre estudantes da área da saúde. Uma busca sistemática deartigos publicados até março de 2020 foi realizada em sete bases de dados, utilizandotermos relacionados à AC e estudantes da área da saúde. Dois revisores realizaram aseleção dos estudos e a extração de dados. Etapa 2: adaptação transcultural eavaliação das evidências de validade da versão brasileira do “Personal Report ofCommunication Apprehension” (PRCA-24). A tradução e adaptação transcultural foramrealizadas de acordo com o preconizado pela literatura. As evidências de validadebaseadas no conteúdo foram estabelecidas com base no feedback de um comitêmultidisciplinar de especialistas. As propriedades psicométricas foram avaliadas usandouma amostra de conveniência de 616 estudantes de saúde (Enfermagem, Farmácia,Medicina, Odontologia). As evidências de validade baseadas na estrutura interna foramexaminadas por meio da análise fatorial exploratória (AFE) e análise fatorialconfirmatória (AFC). Etapa 3: Avaliação dos níveis de AC entre estudantes da área dasaúde. Foi realizado um estudo transversal a partir dos dados coletados para avaliaçãodas evidências de validade da versão brasileira do PRCA-24. Além desses dados, essaetapa incluiu dados coletados de forma virtual, por meio do Google Forms. O teste t deStudent para amostras independentes foi realizado para investigar diferenças nos níveisde AC de acordo com o sexo e ANOVA-One Way para avaliar diferenças nos níveis deAC de acordo com o curso de graduação, a faixa etária e o ano de curso. Resultados. Arevisão do escopo incluiu 15 artigos, sendo a maioria realizado nos Estados Unidos etendo estudantes de Farmácia como público-alvo. Foram identificadas implicaçõesnegativas da AC no desempenho acadêmico dos estudantes e descritas as intervençõesque têm sido utilizadas para reduzir a AC. O PRCA-24, identificado na revisão deescopo como o instrumento mais utilizado para mensurar a AC, foi traduzido e adaptadopara o português do Brasil, e demonstrou evidências de validade baseadas no conteúdo,na estrutura interna e na relação com outras variáveis adequadas. A análise do fenômenodemonstrou que, dentre os 644 participantes, 25,5% foram classificados comoindivíduos com alta AC. Diferenças significativas foram encontradas para os níveis deAC de acordo com o sexo e curso de graduação. Não foram encontradas diferençassignificativas por faixa-etária ou ano acadêmico. Conclusão. Os resultados obtidosdemonstram que AC tem sido um fenômeno pouco explorado entre os estudantes daárea da saúde. A versão brasileira do PRCA-24 será útil na mensuração dos níveis deAC dos estudantes no país, cujas análises preliminares indicaram uma alta prevalênciade indivíduos com alta AC, sendo estudantes do sexo feminino e estudantes do curso deFarmácia os mais afetados. Futuros estudos deverão avaliar as implicações da AC, bemcomo propor e implementar intervenções para sua redução e/ou controle.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Josemberg Moura de Andrade
Externo à Instituição - PATRICIA MELO AGUIAR
Interno - 3545451 - PAULO RICARDO SAQUETE MARTINS FILHO

Notícia cadastrada em: 24/05/2021 11:52
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