Banca de DEFESA: ARYELLA DE MEDEIROS CHAVES ROCHA DUTRA

DISCENTE: ARYELLA DE MEDEIROS CHAVES ROCHA DUTRA
DATA: 20/03/2020
LOCAL: Centro de Pesquisas Biomédicas/HU sala 27
TÍTULO: FATORES DE RISCO PARA PSEUDOMONAS AERUGINOSA RESISTENTES A CARBAPENÊMICOS NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Pseudomonas aeruginosa. Fatores de risco. Agentes antimicrobianos. Resistência microbiana a medicamentos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta a Pseudomonas aeruginosa resistente a carbapenêmicos (CRPA) como patógeno de prioridade crítica para o desenvolvimento de novos antibióticos, devido ao impacto dessa resistência na saúde pública. O aumento da prevalência dessa bactéria no âmbito hospitalar na América Latina está relacionado a fatores de risco, dentre eles: uso prévio de antimicrobianos, uso de dispositivos médicos invasivos, internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), patologia de base, características clínicas do paciente e permanência hospitalar. Dessa forma, a identificação desses fatores de risco pode contribuir com o controle da resistência microbiana. Objetivo. Identificar a associação entre os fatores de riscos clínicos, terapêuticos e sociodemográficos e o desenvolvimento de resistência da Pseudomonas aeruginosa a carbapenêmicos em um hospital universitário. Metodologia. Foi realizado um estudo de caso controle de abordagem quantitativa, com coleta de dados a partir dos prontuários e dos formulários de busca ativa do Serviço de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde (SCIRAS). Para avaliação da probabilidade das variáveis como possíveis fatores de risco em relação à resistência a carbapenêmicos, utilizou-se o Odds Ratio (Razão de chances), bem como o teste Exato de Fisher, para avaliação das distribuições entre as variáveis em relação a sensibilidade a carbapenêmicos. Os testes estatísticos foram realizados considerando p<0,05. Resultados. Foram obtidas 91 culturas positivas para análise da resistência das P.aeruginosa e, dessas, 47 culturas para análise dos fatores de risco, considerando a primeira cultura positiva para esse microrganismo. Os fatores que refletiram em maiores chances no desenvolvimento de resistência a carbapenêmicos foram: traqueóstomo (TQT) (OR: 6,050, Intervalo de Confiança [IC]: 1,542 - 23,735); internamento no setor de Pneumologia (OR: 5,882, IC: 0,604 – 57,296); uso de aminoglicosídeos e colistina (OR: 4,167, IC: 0,400 – 43,379); internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (OR: 3,818, IC: 1,043 – 13,981); uso de ventilação mecânica (OR: 3,521, IC: 0,952 – 13,026); sexo masculino (OR: 2,727, IC: 0,825 – 9,011); e o uso de carbapenêmicos (OR: 2,600, IC: 0,796 – 8,488). Os pacientes acometidos por P.aeruginosa resistente a carbapenêmicos (CRPA) apresentaram quase quatro vezes mais chances de evoluir a óbito (OR=3,667, IC:1,049 – 12,814). Ademais, esse patógeno apresentou maior resistência à cefalosporina de quarta geração e não foi identificada resistência à colistina. Conclusões. Este estudo mostra que o uso prévio de TQT é o principal fator de risco para o desenvolvimento da CRPA e identifica possíveis fatores que refletiram em maiores chances para resistência a carbapenêmicos em um hospital de ensino.

Presidente - 426722 - ANGELA MARIA DA SILVA
Externo à Instituição - GENILDE GOMES DE OLIVEIRA
Interno - 1213791 - LUIZ CARLOS FERREIRA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 09/03/2020 10:38