Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE DE VASCONCELOS CERQUEIRA

DISCENTE: DANIELE DE VASCONCELOS CERQUEIRA
DATA: 09/08/2019
LOCAL: Mini Auditório do CCBS/UFS
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DOS NÍVEIS DE 25 (OH) D E SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D EM PACIENTES COM VITILIGO
PALAVRAS-CHAVES: Ensaio clínico. Vitiligo. Vitamina D.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Vitiligo é uma doença pigmentar autoimune caracterizada por manchas despigmentadas, é causado pela destruição de melanócitos funcionais na epiderme, sendo considerado um transtorno autoimune que afeta 1-4% da população mundial. A vitamina D, por sua vez, tem importante papel no aumento da imunidade inata associado a regulação profusa da imunidade adquirida, aumenta atividade da tirosinase e melanogênese através de um receptor de hormônio nuclear - o receptor de vitamina D (VDR) em melanócitos. Esse estudo objetiva a realização de de um estudo transversal da dosagem de vitamina D e sua em pacientes voluntários do ambulatório de dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) com idade acima de 18 anos e diagnosticados com vitiligo. Foram realizados registros fotográficos das lesões, determinação da pigmentação da pele e níveis sanguíneos de vitamina D. Os resultados dos níveis de 25 (OH) D mostraram valores de 32,1 ± 11,2 ng/mL no grupo vitiligo e 33,7 ± 10,3 ng/mL no grupo controle. No presente estudo não encontramos diferença estatística nos níveis de 25 (OH) D nos pacientes com vitiligo quando comparados com indivíduos normais, porém demonstramos que os níveis de 25 (OH) D são menores em pacientes com vitiligo. Demonstramos também que a suplementação oral de vitamina D3 na dose de 35000 UI não trouxe quaisquer efeitos adversos nos pacientes.

Externo ao Programa - 2078215 - CLAUDIO MOREIRA DE LIMA
Externo à Instituição - GABRIELA DAS GRAÇAS GOMES TRINDADE