Banca de DEFESA: ELISDETE MARIA SANTOS DE JESUS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISDETE MARIA SANTOS DE JESUS
DATA: 27/08/2018
LOCAL: Sala 2 Didática II/HU
TÍTULO: Método Tradicional e Método Ativo: Uma Análise dos Estilos de Aprendizagem e Pensamento Crítico de Estudantes de Farmácia e Medicina da Universidade Federal de Sergipe.
PALAVRAS-CHAVES: Estilos de aprendizagem. Metodologias de Ensino. Pensamento Crítico. Estudante de Farmácia. Estudante de Medicina.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Objetivo: Analisar os estilos de aprendizagem e o pensamento crítico de estudantes de Farmácia e Medicina da Universidade Federal de Sergipe. Métodos: O estudo foi desenvolvido em quatro etapas: na primeira etapa foi realizada uma revisão narrativa com o objetivo realizar um levantamento de evidências dos estilos de aprendizagem e pensamento crítico na formação dos estudantes de Farmácia e Medicina, no Brasil, na segunda etapa foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de avaliar a relação entre as estratégias e métodos de ensino mais apropriadas para os estilos de aprendizagem durante a graduação de estudantes dos cursos de farmácia e medicina ao redor do mundo; na terceira etapa foi realizado um estudo piloto para identificar os estilos e preferências de aprendizagem de estudantes de graduação em farmácia, submetidos às metodologias ativa e tradicional, bem como, mensurar da aplicabilidade do instrumento Index of Learning Styles Questionnaire (ILS); na quarta etapa foi realizado um estudo longitudinal com avaliação antes-depois, para caracterizar as preferências dos estilos de aprendizagem e competência de pensamento crítico em estudantes de graduação em Medicina submetidos a métodos de ensino tradicional e ativo. Resultados: Os achados da revisão narrativa apontaram para a escassez dos estudos que abordam estilos de aprendizagem e/ou pensamento crítico entre estudantes de graduação em farmácia e medicina principalmente, sobre o pensamento crítico pois foram encontrados apenas seis estudos. Na revisão sistemática dos 2196 arquivos analisados, 20 cumpriram todos os critérios de inclusão estabelecidos. Os achados da revisão sistemática revelaram que o método PBL, assim como, recursos audiovisuais e programas de iniciação à pesquisa mostraram-se úteis para melhorar as experiências de aprendizagem, apesar de não estar claro quais estilos de aprendizagem são favorecidos por eles. O estudo piloto apontou que não houve diferença significativa entre os estilos de aprendizagem de estudantes de Farmácia submetidos a metodologias de ensino diferentes, no geral observou-se uma predominância da percepção sensorial 30 (78,9%), entrada visual 25 (65,7 %), processamento ativo 23 (60,5%) e entendimento sequencial 28 (73,7%). No estudo longitudinal, os estudantes de Medicina dos dois Campi apresentaram o mesmo perfil de preferência de estilos de aprendizagem sendo caracterizados pelos estilos sensorial, visual, reflexivo e sequencial. No que diz respeito ao pensamento crítico verificou-se que os estudantes da metodologia ativa obtiveram uma pontuação significativa na competência Análise com (p= 0,0323). No geral os estudantes foram caracterizados com elevada demonstração de competência de pensamento crítico ao longo do tempo. Conclusão: o conjunto dos resultados apresentados permitiu identificar os estilos de aprendizagem predominante de estudantes dos cursos de Medicina e Farmácia bem como, constatou diferenças no tocante a competência de pensamento crítico quando esses estudantes são submetidos a metodologias de ensino distintas.

Presidente - 1893534 - ADRIANA ANDRADE CARVALHO
Externo à Instituição - ADRIANA KARLA DE LIMA