Banca de QUALIFICAÇÃO: REBECA ROCHA DE ALMEIDA

DISCENTE: REBECA ROCHA DE ALMEIDA
DATA: 22/12/2017
LOCAL: Hospital São Lucas na sala AGM
TÍTULO: REDUÇÃO DE FATORES ASSOCIADOS AO RISCO CARDIOMETABÓLICO EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA BARIÁTRICA
PALAVRAS-CHAVES: Cirurgia bariátrica, Diabetes Mellitus, Hipertensão e Dislipidemia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

INTRODUÇÃO: A cirurgia bariátrica (CB) tem se mostrado efetiva no tratamento da obesidade grave, uma vez que induz o paciente a uma eficiente perda de peso e recentemente emergiu como um tratamento potencialmente útil para redução do risco cardiometabólico (RCM). OBJETIVO: Avaliar e comparar a redução de fatores associados ao RCM em pacientes submetidos à CB assistidos em nível ambulatorial no Sistema Único de Saúde (SUS) e Rede Suplementar de Saúde (RS). MÉTODOS: Trata-se de um estudo de caráter observacional, transversal, comparativo, realizado com 111 pacientes de ambos os sexo, submetidos à CB no âmbito do SUS e RS. Os dados coletados foram referentes à evolução antropométricos, bioquímicos e clínica das comorbidades, diabetes mellitus, dislipidemia e hipertensão arterial, procedendo-se ao instrumento de quantificação do risco através dos escores de Avaliação das Comorbidades Relacionadas à Obesidade (ACRO). A coleta foi referente aos períodos de admissão, pré-operatório e nos retornos do pós-operatório (três, seis e doze meses, aproximadamente). A análise dos dados foi realizada por meio de frequências (percentagens), medianas, médias e desvios padrão. As variáveis foram submetidas ao teste de Kolmogorov-Smirnov visando determinação do tipo de distribuição e na comparação dos dados entre os grupos foram utilizados os testes do Qui-Quadrado, Teste T Independente de Student, Teste de Wilcoxon e Teste de Mann Whitney. Nos testes estatísticos foi considerado o nível de significância de 5% (p < 0,05) e a pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe sob o número do parecer 1276237. RESULTADOS: Os pacientes tinham média de idade 39,6 ± 10,8 anos, sendo a maioria do sexo feminino (72,1 %). Na admissão 90 % dos pacientes do SUS e 60,8% da RS (eram) foram classificados com RCM (p = 0,093) e após a CB 21,7 % dos pacientes do SUS e 9,8 % da RS (p < 0,0001) permaneceram com classificação de risco. De acordo com a classificação ACRO, os fatores associados ao RCM foram mais prevalentes nos pacientes da rede SUS, sobressaindo a HAS (p = 0,001), dislipidemia (p = 0,001) e com relação às variáveis antropométricas, antes e após da intervenção cirúrgica, os pacientes acompanhados no SUS revelaram maiores médias de peso (p < 0,0001), IMC (p < 0,0001) e circunferência da cintura (p = 0,000). Após a CB, 16,5 % dos pacientes do SUS aboliram o tratamento medicamentoso para dislipidemia (p < 0,0001), 17% obtiveram melhora ou resolveram a referida comorbidade (p < 0 ,0001) e 12% tiveram melhora significativa da comorbidade HAS quando comparado ao grupo RS (p = 0,020) CONCLUSÃO: Os pacientes assistidos pelo SUS apresentaram um maior RCM, e foram considerados mais graves quando comparados com o grupo da RS. A CB mostrou-se efetiva na redução dos fatores associados ao RCM e das variáveis antropométricas.

Externo ao Programa - 2229468 - FELIPE JOSE AIDAR MARTINS
Interno - 1243900 - JOSE AUGUSTO SOARES BARRETO FILHO
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES

Notícia cadastrada em: 05/12/2017 08:27