Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA MARIA FIGUEREDO BATISTA

DISCENTE: ADRIANA MARIA FIGUEREDO BATISTA
DATA: 25/05/2017
LOCAL: Sala 1 da Didática 5 do Campus São Cristóvão/UFS
TÍTULO: Determinantes laborais, estilo de vida e hábitos alimentares associados ao risco cardiometabólico em caminhoneiros do estado de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Riscos ocupacionais. Caminhoneiros. Hábitos alimentares. Risco cardiometabólico. Autopercepção em saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Introdução: A rotina laboral do caminhoneiro associa hábitos de vida adversos à saúde com dificuldades relativas aos cuidados com a saúde, ocasionando a exposição ao risco cardiometabólico. A análise da autopercepção de saúde possibilita conhecer o que pensam os atores sociais acerca desse fato. Objetivo: avaliar a associação entre as condições de trabalho, o estilo de vida e os componentes do cardiometabólico entre caminhoneiros estado de Sergipe, bem como a percepção dos mesmos em relação aos determinantes do seu processo de saúde. Métodos: trata-se de um estudo caráter transversal com abordagem quali-quantitativa. Foram avaliados os determinantes do risco laboral, relativos às características demográficas e socioeconômicas, condições de saúde e trabalho, estilo de vida e hábitos alimentares, bem como parâmetros antropométricos, clínicos e bioquímicos, componentes do risco cardiometabóico. Foi utilizado o teste de Mann-Whitney-U para a comparação entre os grupos categorizados. Para abordagem qualitativa, utilizou-se a técnica de evocação livre, entrevistas individuais e grupos focais, analisados através do software EVOC®, análise do conteúdo e discurso do sujeito coletivo. Resultados:participaram 146 caminhoneiros adultos com baixa escolaridade, sedentários e com comportamento alimentar pouco saudável, com rotina laboral determinada por extensas rotas percorridas por longos períodos sem descanso e uso frequente de anfetaminas para inibir o sono, por mais de dez anos de profissão. A obesidade abdominal foi o componente do risco cardiometabólico mais relevante. Os dados qualitativos demonstraram que a representação social sobre risco à saúde permeou sobre os determinantes laborais e os cuidados com a saúde. Apesar de não possuir núcleo definido, foram encontradas atitudes preventivas como autocuidado e a referência ao risco à saúde imposto pelas condições detrabalho. Conclusão: Não foi possível demonstrar associações significativas entre os determinantes laborais e oscomponentes do risco cardiometabólico, entretanto, os determinantes laborais associaram-se ao consumo alimentar de alimentos de risco e determinantes laborais. A autopercepção da saúde demonstrou relativa compreensão sobre os bons hábitos de saúde, no entanto com dificuldades para colocar em prática, alegando negligência quanto ao autocuidado e limitações devido à rotina laboral.

Externo ao Programa - 1632071 - DANIELLE GOES DA SILVA
Interno - 1315121 - DIVALDO PEREIRA DE LYRA JUNIOR