Banca de DEFESA: MAURÍCIO LIMA PODEROSO NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURÍCIO LIMA PODEROSO NETO
DATA: 22/02/2017
LOCAL: Centro de Pesquisas Biomédicas/HU
TÍTULO: Eletroacupuntura em lombalgia crônica inespecífica: estudo clínico randomizado e controlado por placebo
PALAVRAS-CHAVES: Eletroacupuntura, Dor, Lombalgia, Fisioterapia, Ensaio Clínico
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% da população terá, pelo menos, uma crise de dor lombar durante a sua vida. Essa elevada prevalência classifica o sintoma como segundo mais prevalente na população adulta, ficando atrás apenas das cefaleias. Associadas a este sintoma, são encontradas diversas morbidades e incapacidades, causando grande impacto na vida do indivíduo e da sociedade. Incapacidades físicas, restrições laborais, redução da qualidade de vida, depressão e outros acometimentos psicológicos são descritos na literatura com forte associação à lombalgia. Por esta elevada prevalência e diversidade de efeitos biopsicossociais, a comunidade acadêmica vem cada vez mais procurando traçar diretrizes para abordagens e tratamentos mais eficazes. A redução dos fatores de risco, a terapia medicamentosa, a reeducação dos pacientes e principalmente a utilização de recursos elétricos e manuais da fisioterapia vem ganhando destaque. Entre as terapias que fazem uso de correntes elétricas, a eletroacupuntura (EA) é uma alternativa de baixo custo e com ampla aplicação. O presente estudo objetivou averiguar se a eletroacupuntura seria eficaz na redução da intensidade de dor, melhora da capacidade funcional e qualidade de vida em pacientes com dor lombar crônica inespecífica não irradiada. Métodos: Foram triados 200 voluntários, dos quais 35 apresentavam todos os requisitos descritos nos critérios de inclusão e, assim, foram encaminhados para a avaliação e tratamento. Dezoito voluntários foram alocados de forma aleatória no grupo eletroacupuntura (GEA) e dezessete no grupo eletroacupuntura placebo (GEAP). Mensurações de dor (escala numérica de dor e questionário de McGill), sensibilidade superficial (estesiometria), limiar de dor por pressão (algometria), avaliação da amplitude de movimento (goniometria digital), avaliações psicoemocionais (escala de catastrofização da dor), avaliações de funcionalidade motora (Oswestry Disability Index e questionário de Roland Moris) de qualidade de vida (EQ-5D). A avaliação por meio da escala numérica de dor, limiar sensitivo e algometria foi realizada a cada sessão pré e pós-tratamento, já os outros instrumentos foram aplicados antes da 1ª sessão e após a 10ª sessão. Resultado: A amostra foi composta por 19 mulheres (54,3%) e 16 homens (45,7%). A comparação entre o GEA e GEAP no tocante à intensidade de dor em repouso após a 10a sessão mostrou uma diferença estatisticamente significativa (p = 0,034). Houve também uma redução da sensibilidade cutânea na região lombar (p = 0,030) dos pacientes tratados com eletroacupuntura na 10a sessão quando comparada com placebo. A comparação entre as intensidades de dor em movimento após a 1ª e após a 10ª intervenções mostrou diferença significativa no GEA (p =0,045). Esta mesma variável quando avaliada no GEAP, não apresentou uma diferença estatística significante (p = 0,230). Houve também redução do impacto da dor na funcionalidade quando avaliamos os dados da 1ª e 10ª sessões do GEA (p = 0,013). Já os mesmos dados no GEAP não mostraram diferença estatística significante (p = 0,141). Conclusão: A técnica eletroacupuntura parece diminuir a intensidade de dor ao repouso e ao movimento, reduzir o limiar cutâneo na região lombar bilateralmente, reduzir o impacto da dor sobre a funcionalidade e, assim, pode ser utilizada como modalidade terapêutica em pacientes com dor lombar crônica inespecífica não irradiada.

Interno - 2445308 - ADRIANO ANTUNES DE SOUZA ARAUJO
Externo ao Programa - 2584323 - DANILO RIBEIRO GUERRA
Presidente - 1656787 - JOSIMARI MELO DE SANTANA
Externo ao Programa - 2693948 - MIBURGE BOLIVAR GOIS JUNIOR