Banca de DEFESA: THIAGO HENRIQUE ALMEIDA SOUZA

DISCENTE: THIAGO HENRIQUE ALMEIDA SOUZA
DATA: 23/02/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
TÍTULO: Efeito da meditação Natural Stress Relief na ansiedade de estudantes universitários com transtorno de ansiedade social: ensaio clínico randomizado e controlado
PALAVRAS-CHAVES: meditação, ansiedade,fobia social, teste de Stroop.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

O transtorno de ansiedade social (TAS) destaca-se como um dos transtornos ansiosos mais limitantes para os indivíduos, sendo associado a um baixo desempenho acadêmico, o qual impacta diretamente os estudantes universitários. Além disso, seu tratamento ainda é um desafio. Tratamentos alternativos considerados eficazes, como a meditação, são muitas vezes de difícil acesso e de alto custo para a população geral, em especial, para os estudantes. Na tentativa de resolver essa questão, surgiu a meditação Natural Stress Relief (NSR) como uma interessante alternativa, pois pode ser aprendida por um método simples, autoexplicativo e de baixo custo. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi: 1) avaliar o efeito da meditação NSR nos níveis de ansiedade-traço, ansiedade-estado e tensão subjetiva, nos sintomas gerais de ansiedade e nos sintomas de ansiedade social de estudantes universitários com TAS; e 2) avaliar se quatro semanas de prática da meditação NSR poderiam prevenir as alterações nos níveis de ansiedade-estado e tensão subjetiva eliciadas por um teste de indução de ansiedade social. Para tanto, foram selecionados estudantes universitários, de ambos os sexos, diagnosticados com TAS pelo SPIN. Os voluntários foram alocados em um dos dois grupos: NSR (n=14) ou Espera (n=12). Os indivíduos do grupo NSR realizaram duas sessões por dia da meditação NSR (15 min por sessão), durante quatro semanas, sendo que a primeira e a última sessões foram realizadas no Laboratório de Fisiologia do Comportamento. Os indivíduos pertencentes ao grupo Espera não praticaram técnica alguma, mas realizaram os mesmos procedimentos que o grupo NSR. Todos os voluntários se autoavaliaram a partir do inventário de fobia social (SPIN), da escala hospitalar de ansiedade e depressão (HADS-A), da escala analógica para tensão subjetiva (EAT), do inventário de ansiedade traço/estado (IDATE), e foram feitos o registros de indicadores fisiológicos de ansiedade (atividade eletromiográfica do músculo gastrocnêmio, frequência cardíaca, temperatura de extremidade e condutância da pele). Além disso, no dia seguinte à última sessão, os voluntários foram individualmente submetidos a um teste de indução de ansiedade social. Os dados obtidos foram analisados por meio de testes estatísticos apropriados, sendo que os resultados mostraram que a prática da meditação NSR reduziu os níveis de ansiedade-traço após quatro semanas (IDATE-T); reduziu semanalmente os sintomas gerais de ansiedade (HADS-A) e os sintomas de ansiedade social (SPIN); e reduziu os níveis subjetivos de ansiedade-estado (IDATE-E) e de tensão subjetiva (EAT) após a primeira e última sessão, no entanto, não foram observadas mudanças nos indicadores fisiológicos de ansiedade. Além disso, a análise dos dados revelou que quatro semanas de prática meditativa não foram suficientes para prevenir as alterações nos níveis de ansiedade-estado (IDATE-E) e tensão subjetiva (EAT) eliciadas por um teste de indução de ansiedade social. E ao final da quarta semana, os voluntários do grupo NSR passaram a ser classificados como apresentando sintomas normais de ansiedade e deixaram de ser categorizados como apresentando o TAS. Por fim, este estudo mostrou, pela primeira vez, o efeito ansiolítico da meditação NSR em estudantes universitários com diagnóstico do TAS de acordo com o SPIN.

Interno - 1656787 - JOSIMARI MELO DE SANTANA
Interno - 2225863 - MURILO MARCHIORO
Externo ao Programa - 2891712 - TIAGO COSTA GOES

Notícia cadastrada em: 26/01/2017 07:26