Banca de DEFESA: MARCIA FERREIRA CANDIDO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA FERREIRA CANDIDO DE SOUZA
DATA: 06/10/2016
LOCAL: Centro de Pesquisas Biomédicas/HU
TÍTULO: Pontos de Corte da Circunferência do Pescoço na Determinação do Excesso de Peso e Predição do Risco Cardiometabólico em Adolescentes.
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente; Pescoço; Obesidade; Doenças Cardiovasculares
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A circunferência do pescoço elevada pode indicar excesso de peso e risco cardiometabólico. Baseado nessa evidência, a presente tese tem como objetivo identificar os pontos de corte da Circunferência do Pescoço (CP) para determinação dos níveis de excesso de peso e predição do risco cardiometabólico em adolescentes. Foi realizado um estudo transversal com adolescentes de 12 a 17 anos de escolas públicas e privadas de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe. Foram coletados dados demográficos, antropométricos, bioquímicos e mensurada a Pressão Arterial (PA) dos adolescentes do estudo. O risco cardiometabólico foi avaliado segundo os critérios do Escore de Risco PDAY. Para a análise descritiva foram calculadas as medianas, médias, desvios-padrão e frequências das variáveis ​​antropométricas, demográficas, bioquímicas e pressão arterial. Foi utilizado o teste de Mann-Whitney para comparação dos dados entre os grupos de adolescentes por gênero e faixa etária. O coeficiente de correlação de Spearman e a análise de regresão múltipla foram utilizados para avaliar a associação entre a CP e as variáveis antropométricas, bioquímicas e PA. Foi analisada por meio da curva ROC a validade preditiva da CP na identificação dos níveis de excesso de peso e do risco cardiometabólico. A amostra foi composta por 1474 adolescentes com idade média de 14,59 ± 1,57 anos, sendo 55,3% do sexo feminino. A CP correlacionou-se positivamente com outros indicadores de adiposidade como a circunferência da cintura e o Índice de Massa Corporal. A CP foi o indicador antropométrico que mais se associou significativamente aos fatores de risco cardiometabólico (PA, HDL-colesterol, insulina, glicemia de jejum e hemoglobina glicosilada) e foi o único indicador que se associou significativamente com a insulina (p = 0,02). Os pontos de corte da CP determinados pelo estudo para identificação de sobrepeso e obesidade para o sexo masculino na faixa etária de 12 a 14 anos foram, respectivamente, 34,1 cm e 34,9 cm; e para o sexo feminino 32,05 cm e 33,85 cm. Para o sexo masculino na faixa etária de 15 a 17 anos os pontos de corte para sobrepeso e obesidade foram, respectivamente, 36,8 cm e 38,4 cm; e para o sexo feminino 32,9 cm e 35,8 cm. Os pontos de corte da CP para predição do risco cardiometabólico foram os seguintes: estágio puberal (feminino: 31,02 cm; masculino: 32,17 cm) e pós puberal (feminino: 35,62 cm; masculino: 36,62 cm). A Circunferência do Pescoço apresentou correlação significativa com outros indicadores de adiposidade podendo ser utilizada para identificar adolescentes com excesso de peso e predizer o risco cardimetabólico.

Externo ao Programa - 1632071 - DANIELLE GOES DA SILVA
Externo ao Programa - 1306129 - ELENILDE GOMES SANTOS
Interno - 426411 - MANUEL HERMINIO DE AGUIAR OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2571568 - RAQUEL SIMOES MENDES NETTO