Banca de QUALIFICAÇÃO: URSULA MARIA MOREIRA COSTA BURGOS

DISCENTE: URSULA MARIA MOREIRA COSTA BURGOS
DATA: 23/10/2015
LOCAL: sala 27 Centro de Pesquisas Biomédicas
TÍTULO: Prevalência de Aterosclerose Coronária Subclínica em Indivíduos Assintomáticos com Deficiência do Hormônio do Crescimento
PALAVRAS-CHAVES: Aterosclerose Coronária. Deficiência Isolada do Hormônio do Crescimento. Tomografia Computadorizada por Multidetectores.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

A mortalidade por doença cardiovascular (CV) é a principal causa de morte no mundo. A deficiência do hormônio do crescimento (GH) adquirida está associada a maior risco de doenças cardiovasculares. Em Itabaianinha, Sergipe, temos a maior família com deficiência de GH isolada (DIGH). Esta população apresenta baixa estatura severa e proporcionada, fronte proeminente, nariz pouco desenvolvido, microcefalia, bem como fatores de risco CV; obesidade, aumento da relação cintura quadril, pressão arterial sistólica elevada e elevação do colesterol total, LDL- colesterol e proteína C reativa. Por outro lado apresentam também fatores de proteção CV, como maior sensibilidade a insulina, espessura médio-intimal das carótidas normal e ausência de hipertrofia ventricular esquerda. Neste espectro de fatores de risco e de proteção a maior ocorrência de doença arterial coronariana nesta população ainda não foi demonstrada. Tais dados podem acrescentar importantes informações ao fenótipo cardiovascular destes indivíduos e possibilitar a reclassificação de risco dos mesmos frente aos escores clínicos. Esse estudo tem como objetivo avaliar a presença de calcificação coronariana em portadores de DIGH de Itabaianinha, preditor independente de eventos cardiovasculares. Em 25 pacientes portadores de DIGH e 27 controles nós realizaremos a avaliação do Escore de Cálcio Coronário, utilizando-se técnicas de tomografia (tomografia por múltiplos detectores), que identifica a carga aterosclerótica do indivíduo.

Interno - 1243900 - JOSE AUGUSTO SOARES BARRETO FILHO
Interno - 426411 - MANUEL HERMINIO DE AGUIAR OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2228090 - TANIA MARIA DE ANDRADE RODRIGUES

Notícia cadastrada em: 08/10/2015 08:16