Banca de DEFESA: MILENA CAROLINE LEITE HENRIQUES

DISCENTE: MILENA CAROLINE LEITE HENRIQUES
DATA: 20/08/2015
LOCAL: sala de aula 27 Centro de Pesquisas Biomédicas/HU
TÍTULO: Impacto sobre a independência funcional em vítimas de acidentes de trânsito em Sergipe. Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: acidentes de trânsito; consequências de acidentes; morbidade; incapacidade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Os acidentes de trânsito constituem um grave problema de saúde pública que causa importante impacto econômico, além de elevados números de óbitos, incapacidades temporárias e permanentes, dor e sofrimento. Diante dessa problemática, realizou-se um estudo observacional, quantitativo, analítico, longitudinal com o objetivo de avaliar o impacto sobre a independência funcional por meio da Medida de Independência Funcional (MIF), mortalidade, lesões e a evolução hospitalar em vítimas de acidentes de trânsito. A amostra constituiu-se de 125 vítimas de acidentes de trânsito internadas entre novembro de 2013 e maio de 2014 em um Centro de Referência ao Trauma em Sergipe. As variáveis categóricas foram expressas mediante frequência simples, porcentagem e seus respectivos intervalos de confiança (IC) de 95%. A estimativa do IC de 95% foi realizada mediante a técnica de “Bootstrap”. A análise de agrupamento dos sujeitos foi efetuada pela análise de “Cluster” hierárquica com o objetivo de estratificar os acidentados segundo os fatores de similaridade. Os resultados evidenciaram predomínio das vítimas jovens com média de idade de 34,0 ± 15,2 anos, sexo masculino (85,6%), motociclistas (82,4%), que apresentaram lesões, principalmente, em membros inferiores (60,8%) e cabeça e face (52%), e obtiveram como diagnósticos mais frequentes, fratura exposta (49,6%), seguido de trauma cranioencefálico (43,2%). No momento da admissão, 80,8% da amostra possuía algum grau de incapacidade funcional, ao passo que na alta hospitalar 76,5% retornaram para suas residências com algum comprometimento funcional e a maioria apresentou dependência de até 25% de terceiros para realizar as atividades de vida diária. Conclui-se que há impacto dos acidentes de trânsito sobre a morbimortalidade da amostra estudada com comprometimento da independência funcional em indivíduos jovens ainda no momento da hospitalização.

Presidente - 2168215 - EDILENE CURVELO HORA MOTA
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES
Externo à Instituição - PAULO AUTRAN LEITE LIMA

Notícia cadastrada em: 10/08/2015 15:04