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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO FERNANDES BRITTO ARAGAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO FERNANDES BRITTO ARAGAO
DATA: 28/02/2014
HORA: 10:00
LOCAL: sala de aula Centro de Pesquisas Biomédicas
TÍTULO: Desenvolvimento de um Ambiente para Educação à Distância de Distúrbios Hidroeletrolíticos e sua Comparação com o Método Tradicional de Ensino
PALAVRAS-CHAVES: EDUCAÇÃO MÉDICA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, INSTRUÇÃO POR COMPUTADOR, COMPUTAÇÃO EM INFORMÁTICA MÉDICA, EQUILÍBRIO HIDROELETROLÍTICO, DESEQUILÍBRIO HIDROELETROLÍTICO.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

Lecionar temas relativos ao manuseio de água, eletrólitos e seus distúrbios é um desafio para o educador médico, porquanto, para consolidação do seu aprendizado, é recorrente a execução de cálculos matemáticos e o emprego de raciocínio heurístico, especialmente, nas ocasiões nas quais os mesmos sintomas e sinais dentro de contextos díspares puderem motivar diagnósticos e condutas divergentes. Confrontados com área tão complexa é mandatória a presença física de um professor em sala de aula convencional, ou o aluno pode, a partir de material didático bem elaborado, instruir-se sozinho? Foi concebido e instalado num servidor WEB, um ambiente para auto aprendizagem do manuseio de água, eletrólitos e seus distúrbios, acessível a qualquer momento e em qualquer lugar por usuários autorizados, dotado de ferramentas gráficas, vídeos, animações, sons e textos agregando conhecimento especializado e, paralelamente, observando o mesmo conteúdo teórico-prático, organizado um curso de capacitação amparado na metodologia tradicional de ensino. Com o propósito de comparar o ganho de aprendizagem dos que receberiam instrução pelo método presencial (palestras expositivas) daqueles que se beneficiariam do uso de recursos computacionais
colocados à distância e acessados pela Internet, 62 alunos voluntários da graduação médica do Estado de Sergipe, que não ainda não haviam cursado disciplinas com abordagem específica de aspectos clínicos e terapêuticos relacionados aos distúrbios hidroeletrolíticos, foram submetidos, após alocação
randômica em cascata em consonância com o seu período (tempo de entrada da Universidade) e o método de aprendizagem adotado na instituição (convencional ou PBL), a um estudo longitudinal analítico experimental. Provas avaliativas, com o mesmo teor, contento 40 questões objetivas, foram aplicadas para os dois grupamentos em 2 momentos distintos: no início do experimento (avaliação de
conhecimentos prévios) e 1 semana após a consolidação da última aula para o grupo presencial (avaliação de conhecimentos assimilados). Teste t de Student para amostras pareadas comparando os valores das médias finais com as iniciais (p-valor menor que 0,00 para os dois grupamentos), mostrou que houve aquisição de conhecimentos nas duas modalidades de ensino. Teste t de Student para
amostras independentes confrontando as duas categorias de educação não acusou diferenças estatísticas significativas na comparação dos valores das médias finais (p-valor = 0,225). A educação a distância deve ser vista como alternativa ao ensino presencial uma vez que é tão eficaz quanto este no processo de aprendizado, podendo, por conseguinte, contribuir para atenuar a enorme carência observada na estrutura educacional do Brasil. Localidades remotas que não são atendidas por instituições presenciais e carentes de especialistas poderão ser beneficiadas por esta modalidade de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3204497 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES
Interno - 426673 - RICARDO QUEIROZ GURGEL

Notícia cadastrada em: 11/02/2014 08:07
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