Agora somos nota 05 pela CAPES!

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde atingiu a nota 05 (cinco) na última Avaliação Trienal da CAPES, após muito esforço de todos os docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (NPGME), em especial aos coordenadores que durante vários anos trabalharam arduamente para que o programa atingisse tal nível de excelência, em destaque o Prof. Dr. Ricardo Queiroz Gurgel.

Como é a avaliação da CAPES?

O Sistema de Avaliação da Pós-graduação foi implantado pela CAPES em 1976 e desde então vem cumprindo papel de fundamental importância para o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil, pois classifica as pós-graduações e contribui para manter um padrão de qualidade, estimulando o aprimoramento dos programas de pós-graduação pelo incentivo ao cumprimento do tempo de titulação das dissertações e teses e principalmente a publicação dos resultados, com a participação dos discentes e docentes dos programas.

Segundo os critérios da CAPES, as pós-graduações são classificadas até a nota 07, sendo a maioria das pós-graduações do país notas 03 e 04 (figura 1)

Figura 1. Distribuição das pós-graduações do Brasil (n=3337) de acordo com as notas da CAPES. Fonte: “http://avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/resultados/planilha-de-notas”

Qual a importância da nota 05?

A nota 05 representa, como visto na figura acima, apenas 1/3 das pós-graduações do país. Considerando a nossa área de Medicina I, estamos também numa posição acima da média das 77 pós-graduações do país nesta área (Figura 2). Analisando as pós-graduações nota 05 por regiões do Brasil, existem apenas 03 pós-graduações no nordeste, sendo a maioria situada nas regiões sul e sudeste (Figura 3). Para dar uma ideia da importância, estamos no mesmo patamar de algumas pós-graduações da Universidade de São Paulo (USP e USP-RP), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade de Campinas (UNICAMP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Figura 2. Número total de Pós-graduações da área de Medicina I classificadas por nota da CAPES em 2013 (n=77).

Figura 3. Número total de Pós-graduações da área de Medicina I com nota 05 por região geográfica (n=31).

O que significa ser nota 05?

Além do maior mérito de ser titulado por um programa com nota 05, poderemos pleitear mais bolsas para os alunos e ter acesso a editais que só os grupos de excelência podem participar.

Notícia cadastrada em: 11/12/2013 13:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10