Banca de DEFESA: JOELITON BARROS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELITON BARROS DA SILVA
DATA: 21/09/2022
LOCAL: SALA 29 DO DFI
TÍTULO: Estudo de modelos de spins com interação Dzyaloshinskii-Moriya
PALAVRAS-CHAVES: Interação Dzyaloshinskii-Moriya. Transições de fases. Modelo de Heisenberg. Campo aleatório. Ponto tricrítico.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

As propriedades críticas de sistemas que exibem magnetismo têm sido objeto de intensa pesquisa ao longo dos anos. O estudo do comportamento crítico de muitos materiais magnéticos, isolantes e anisotrópicos pode ser abordado através de modelos tais como Ising e Heisenberg. A consideração de efeitos anisotrópicos em modelos de spins usualmente resulta na presença de comportamento tricrítico no diagrama de fases. Em particular, a interação Dzyaloshinskii-Moriya consiste em um importante tipo de anisotropia, que tem atraído atenção ao longo das últimas décadas, desempenhando um papel relevante na descrição de algumas classes de isolantes, bem como no estudo dos fenômenos envolvendo quiralidade, dentre outros. A presença de desordem nos modelos, introduzida através de variáveis aleatórias governadas por distribuições de probabilidades, também resulta na alteração do comportamento crítico em relação a sistemas puros. Nesta tese, o modelo de Heisenberg anisotrópico ferromagnético com interação Dzyaloshinskii-Moriya é estudado nas versões spin-3/2 e spin-2, através de uma aproximação de pares. O formalismo apresentado pode ser aplicado a diversos tipos de redes, contudo os resultados tratam em detalhes o caso da rede cúbica simples (q=6). Os diagramas de fases e as propriedades magnéticas investigados revelam a presença de pontos tricríticos e transições de fase de primeira ordem. Para o modelo de spin-1, são tratados os casos envolvendo a desordem gerada a partir da inclusão de campo aleatório. Além disso, alguns resultados com aplicação da teoria de campo efetivo, bem como o modelo antiferromagnético são discutidos.

Presidente - 583495 - DOUGLAS FERREIRA DE ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - JOSÉ RICARDO DE SOUSA