Banca de DEFESA: JOELITON BARROS DA SILVA

DISCENTE: JOELITON BARROS DA SILVA
DATA: 26/02/2018
LOCAL: SALA 22 DO NPGFI
TÍTULO: Modelo de Heisenberg com campo aleatório e interação Dzyaloshinskii-Moriya
PALAVRAS-CHAVES: Modelo de Heisenberg, Interação DM, Campo magnético aleatório.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
ESPECIALIDADE: Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase

O comportamento crítico de sistemas magnéticos quânticos têm sido objeto de intensa pesquisa. O modelo de Heisenberg merece especial atenção por se tratar de uma ferramenta a ser empregada para a descrição das propriedades de muitos materiais magnéticos. Além disso, sabe-se que a consideração de efeitos anisotrópicos em muitos modelos de spins resulta na presença de comportamento tricrítico no diagrama de fases e propriedades termodinâmicas. Em particular, a interação Dzyaloshinskii-Moriya (DM) consiste em um importante tipo de anisotropia, que desde as últimas décadas tem atraído muita atenção, desempenhando um papel relevante na descrição de algumas classes de isolantes, bem como no estudo dos fenômenos envolvendo vidro de spin, dentre outros. Além disso, a presença de desordem também resulta geralmente na alteração do comportamento crítico em relação ao sistema homogêneo, de modo que tem crescido o interesse nos modelos de spins em presença de campo aleatório. Com tal motivação, o modelo de Heisenberg anisotrópico com interação Dzyaloshinskii-Moriya (DM) e campo magnético aleatório é estudado nas versões spin 1/2 e spin 1 usando o método de Oguchi (aproximação de pares). Embora a abordagem seja desenvolvida para redes com número de coordenação z geral, é tratado em detalhes o modelo na rede cúbica simples, com número de coordenação z=6. O comportamento crítico, com dependência tanto do parâmetro DM quanto do campo aleatório é analisado. Os diagramas de fases investigados revelam a presença de pontos tricríticos e os resultados são estendidos à descrição do comportamento das propriedades termodinâmicas do sistema.

Presidente - 583495 - DOUGLAS FERREIRA DE ALBUQUERQUE
Interno - 1460188 - NELSON ORLANDO MORENO SALAZAR