Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON FÁGNER RAMOS DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON FÁGNER RAMOS DE ARAÚJO
DATA: 27/03/2024
LOCAL: Didática VII
TÍTULO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ÁGUA BRANCA – PB
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia. Resolução de Problemas. Soluções Aquosas. Ensino de Química.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

No presente texto são apresentados resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo analisar a Resolução de Problemas como metodologia de ensino, aprendizagem e avaliação para abordar o conteúdo de soluções aquosas no componente curricular de Química. Em termos metodológicos, optou-se por uma investigação com abordagem quali-quantitativa, utilizando grupo controle e experimental, apoiada no Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic (Onuchic e Noguti, 2021). O aporte teórico que fundamenta a pesquisa é o entendimento de Onuchic (1999), Allevato e Onuchic (2014), Allevato e Onuchic (2021), no qual considera a Resolução de Problemas como metodologia de ensino e aprendizagem. Os sujeitos envolvidos no primeiro momento foram três professores do componente curricular Química, vinculados à 11ª Gerência Regional de Educação da Rede Estadual do Estado da Paraíba. No segundo momento, serão estudantes da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública no município de Água Branca – PB, com os quais serão realizadas as atividades didáticas com o conteúdo de soluções aquosas, à luz do Roteiro de Atividade proposto por Allevato e Onuchic (2014), Allevato e Onuchic (2021). Já foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a partir do mapeamento das produções acadêmicas presentes na base de dados do repositório online da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando operadores booleanos para identificar as contribuições dos "outros" em relação ao ensino de Química por meio da Resolução de Problemas no período de 2012 a 2022. Foram coletadas setenta e quatro produções acadêmicas examinadas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2010) e à luz dos aspectos teóricos e metodológicos adotados por pesquisadoresdo GTERP. Como resultados parciais, verificou-se elementos de aproximação com o Roteiro de Atividades em apenas cinco produções. Os resultados evidenciaram a existência de três dimensões principais de aproximações das atividades didáticas desenvolvidas por meio da Resolução de Problemas: i) apresentação e análise do problema; ii) planejamento e execução das estratégias para resolução dos problemas; e iii) avaliação da resolução dos problemas. Apresentam-se os resultados parciais dos dados coletados junto aos professores no Ensino Médio, nos quais foi possível identificar os entendimentos e experiências que evidenciaram uma compreensão confusa na diferenciação entre os termos problema e resolução de problemas. No entanto, verifica-se também que os professores conseguem abordar alguns aspectos metodológicos inerentes à Resolução de Problemas, considerando a participação ativa, discussões realizadas em grupos e a reflexão da resolução dos problemas. Destaca-se também que na prática pedagógica foram elencadas dificuldades em relação aos estudantes. Em um segundo momento, a coleta de evidências será realizada pelas observações do pesquisador durante a aplicação das etapas do Roteiro de Atividade pelo professor mediador com os sujeitos (estudantes), como também pela aplicação dos problemas (pré-teste) antes e após a atividade nos dois grupos de estudo.

Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo à Instituição - SILVANIO DE ANDRADE