Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PESSOA PIRES NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PESSOA PIRES NETO
DATA: 27/03/2024
LOCAL: Virtual
TÍTULO: Promoção do Pensamento Crítico a partir de Atividades Investigativas no Ensino de Ciências para Jovens e Adultos em Situação de restrição e privação de liberdade na cidade de Campina Grande – Pb: um Estudo de Caso
PALAVRAS-CHAVES: Atividades Investigativas; Pensamento Crítico; Educação em Prisões
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A educação em prisões, pressupõe compreender que os estudantes encontram-se emduas lógicas opostas, por um lado, o espaço educacional, em que pressupõe ser umaeducação emancipadora, e por outro lado, o espaço prisional, em que compreende olocal do cumprimento da pena, objetivando a adaptação da pessoa ao cárcere. A partirdesse contexto paradoxal, em que uma pessoa ocupa dois espaços com propósitosdivergentes, algumas questões a serem postas nesta pesquisa doutoral direciona para asseguintes hipóteses: As sequências de ensino investigativa, priorizando acontextualização dos conceitos científicos com o cotidiano em que as pessoas queestão em situação de restrição e privação de liberdade, apresentam potencial para aefetivação da pedagogia emancipadora a partir de um ambiente crítico-participativo;As atividades investigativas na educação em prisões, dará subsídios aos estudantespara se posicionarem de maneira ativa diante do contexto apresentado, pautado nainclusão social, especificamente na promoção de um abordagem crítico-dialética econsequentemente libertadora para a formação do pensamento crítico a partir dosconteúdos de Ciências; As metodologias de ensino adotadas pelos professores queatuam na educação em prisões, com ênfase na contextualização social doconhecimento científico, darão subsídios para desenvolverem um ambientesociointeracionista, valorizando o contexto em que os estudantes estão inseridos enesse sentido, promovendo condições para a promoção do Pensamento Crítico comopráxis libertadora. A relevância social desta pesquisa está pautada em possibilitar aosestudantes um espaço crítico-dialético, por meio de metodologias de ensino em quevalorize o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem, adquirindoautonomia e liberdade em expressar suas concepções prévias, dialogando com osconhecimentos científico, populares e tradicionais. O objetivo central é investigar ainserção de sequências de ensino investigativas previamente elaborada pelosprofessores de Ciências (Química, Física, Biologia e Ciências) e suas potencialidadesem oportunizar a capacidade da formação do Pensamento Crítico no contexto da EJApara pessoas em situação de restrição e privação de liberdade na cidade de CampinaGrande – PB. A pesquisa de natureza qualitativa, justificada principalmente pelanatureza e complexidade do tema/problema, pelo nível de profundidade requerido,como também pelo estudo, observações, informações e análises necessárias pararesponder à questão central do estudo. Nesse sentido, será necessário aproximações aocampo da pesquisa, utilizando-se de instrumentos e métodos diversificados para acoleta de dados, a exemplo de: entrevista; questionário; estratégia de ensino eobservação não participante. Os resultados esperados nesta pesquisa será a validaçãoda hipótese levantada em relação ao potencial de metodologia crítico-dialética emespaço educacional em que os estudantes estão em cumprimento de pena, sobvigilância do Estado e da sociedade, tornando-se marginalizados e aprisionadosconstantemente pelos seus atos e ações. Nesse sentido, almejamos que esta pesquisaimpulsione as políticas de formação de professores, currículos e materiais didáticos naárea das Ciências Naturais no âmbito da educação em prisões.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Externo à Instituição - MARIA GORETTI DE VASCONCELOS SILVA
Externo à Instituição - EDUARDO GOMES ONOFRE