A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Disciplinas na RENOEN/UFS - Semestrais e modulares

 DISCIPLINAS SEMESTRE 2021.1

 

 

duas disciplinas optativas serão ofertadas em módulos

 

1) TÓPICOS ESPECIAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS - PERÍODO DE 18/10/2021 a 29/10/2021

DOCENTE: Dr. FERNANDO FREI 

 

Ementa

A estatística como instrumento de pesquisa educacional. Planejamento, elaboração, aplicação, e análise quantitativa dos resultados de pesquisa. Elementos de estatística descritiva e inferencial.

 

PROGRAMA

1

Vantagens e Desvantagens da pesquisa quantitativa

2

Levantamentos e Experimentos

2.1

Pesquisa descritiva, correlacional ou experimental

3

Como escolher técnicas Estatísticas

4

Análises Univariadas, Bivariadas e Multivariadas

5

Conceitos básicos

5.1

Medidas Escala Likert - um caso especial

5.2

Cuidado com sua amostra

5.3

Eventos determinísticos e probabilísticos

6

Análise Descritiva

6.1

Representação Tabular e Gráfica

6.2

Medidas de Tendência Central e Variabilidade

7

Estatística Inferencial

7.1

Intervalo de Confiança e Testes de Hipótese Paramétricos

7.2

Testes Não Paramétricos

8

Análises Multivariadas

8.1

Exemplos e aplicações

9.

Tópico especial: O questionário

10.

Alguns Programas Computacionais


2)  EPISTEMOLOGIA PARA UMA ABORDAGEM COMPREENSIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

 

Período: quarta-feira (manhã e tarde) com ínício em 25/08/2021 a 13/10/2021. 

 

 

Objetivos:

Enfocar os princípios da ciência ecológica subjacentes à Educação Ambiental.

Discutir questões teóricas e implicações práticas da Educação Ambiental em seu contexto histórico e atual.

Apresentar princípios e experiências relativas aos processos de ambientalização na sociedade, de forma geral, e curricular, especificamente.

Problematizar as perspectivas de ação e investigação em Educação Ambiental.

 

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA

 

- Estudos em ensino e aprendizagem 

Notícia cadastrada em: 05/08/2021 08:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf