Banca de DEFESA: ELIZIANE VITORIA SANTOS

DISCENTE: ELIZIANE VITORIA SANTOS
DATA: 28/02/2023
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: Saúde emocional de alunos e professores do alto sertão sergipano durante o retorno às atividades presenciais em meio a pandemia da Covid-19.
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19, Ensino Médio, Isolamento Social, Saúde Emocional.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Após o surgimento de casos de COVID-19 em Wuhan na China, a Organização Mundial daSaúde (OMS) entendeu que a COVID-19 é uma doença de emergência mundial. Por ser umapatologia de alto nível de contaminação, a OMS orientou a prática do isolamento social, uso demáscaras, e a higienização das mãos como medidas primordiais para se evitar a contaminaçãopelo SARS-CoV-2. Diante da necessidade de se evitar aglomerações, as atividades presenciaisdas escolas foram interrompidas, estudantes e professores passaram a se encontrar apenas emambientes virtuais, porém o acesso a recursos tecnológicos não é uma realidade de todos osestudantes brasileiros o que provocou lacunas na aprendizagem mediante a dificuldade dosestudantes em acessarem as aulas online. Além disso, já se observa os danos emocionais entreprofessores e alunos, pois o isolamento social provocou mudanças drásticas no cotidiano, o quefavoreceu o desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão. Nesse sentido, o presenteestudo buscou entender os danos emocionais provocados pelo isolamento social aos professorese alunos do Ensino Médio do alto sertão sergipano, para que a gestão escolar possa se planejarde maneira adequada para o retorno das aulas presenciais. O estudo caracteriza-se como umapesquisa quantitativa de abordagem descritiva, para seu desenvolvimento foi aplicado umquestionário a 118 alunos do Ensino Médio dos turnos noturno e integral do Centro deExcelência 28 de Janeiro, com questões relacionadas ao período de aulas online, preparaçãopara o ENEM e demais vestibulares, acesso a recursos tecnológicos durante as aulas online eretorno às aulas presencias, bem como o Inventário de Ansiedade Beck- BAI e o Inventário deDepressão de Beck-BDI. Também participaram do estudo 9 professores do Ensino Médio, queresponderam um questionário relacionado às aulas online, ao sentimento de segurança noretorno às aulas presenciais o Inventário de Ansiedade Beck- BAI e o Inventário de Depressãode Beck-BDI. Com base em estatística descritiva e nos testes estatísticos (ANOVA) de umavia, Test t e Analise de componentes principais (PCA) obteve-se os seguintes resultados: Alémdos danos a aprendizagem, de acordo com os inventários Beck entre os turnos noturno e integralos alunos do integral são os mais ansiosos, (t(116) = 4,464 e p < 0,001) e também são os maisdeprimidos (t(116) = 4,382 e p < 0,001), quando observado entre as turmas do integral, não hádiferença estatística quanto a ansiedade do mesmo modo os alunos do noturno, em analise pósteste observou-se que a 1o e 2o série integral são mais ansiosos que os alunos da 1o e 2o sérienoturno, porém não houve diferença estatística entre os participantes da 3o série noturno eintegral quanto a ansiedade. Além disso, entre os sexos, as mulheres são mais ansiosas edeprimidas do que os homens. Quanto aos professores, 89% dos participantes apresentam-seem grau mínimo para ansiedade e 100% em grau mínimo para depressão. Através dos resultadosconclui-se com a necessidade da criação de estratégias de cuidados com a saúde emocional noambiente escolar, assim sendo necessário que a lei no 13. 935, de dezembro de 2019 passe a sercumprida, e profissionais de psicologia e assistência social passem a contribuir com asatividades de planejamento junto aos professores e gestão escolar, no que diz respeito a saúdeemocional durante o retorno as aulas presenciais.

Interno - 2839803 - AUDERLAN MENDONÇA DE GOIS
Externo à Instituição - DANIEL DELGADO QUEISSADA
Presidente - 1763997 - JOSE RONALDO DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 02/02/2023 11:00