Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO DOS SANTOS BEZERRA

DISCENTE: MARCELO DOS SANTOS BEZERRA
DATA: 22/10/2021
LOCAL: Sala remota - Google Meet
TÍTULO: FORMAÇÃO PARA O USO DAS TDIC EM CURSOS DE LICENCIATURA DA ÁREA DA CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS PROFESSOR ALBERTO CARVALHO
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial de Professores; Ciências da Natureza; Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC); Cultura digital
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Formação Docente em Ciências Naturais” e tem como objetivo investigar e compreender a formação inicial de professores dos cursos de licenciatura da área de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Sergipe (UFS/campus Professor Alberto Carvalho), com relação a preparação para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Como objetivos específicos, buscou-se: analisar o lugar das TDIC na formação inicial de professores, a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das licenciaturas da área da Ciências da Natureza; identificar se e como os professores formadores inserem as TDIC nos componentes curriculares que ministram, os conteúdos trabalhados e as estratégias utilizadas; entender as concepções dos professores formadores dos sobre a preparação para o uso das TDIC na formação inicial dos futuros professores da educação básica e identificar e descrever os desafios enfrentados pelos os professores formadores dos cursos da área da Ciências da Natureza para o uso das TDIC. A primeira etapa da investigação contemplou-se a análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química. As outras etapas contemplarão aplicação de questionário e realização de entrevistas. A organização e análise dos dados ocorre a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados da análise documental apontam que as TDIC têm lugar nos PPC das licenciaturas investigadas, em geral, descrita nas referências legais e normativas, no perfil de egresso, nas competências habilidades a serem desenvolvidas pelo graduando e na matriz curricular. No entanto destaca-se que o espaço ocupado pelas TDIC nos PPC ainda é discreto. Os elementos encontrados na presente análise mostram-se que o número de componentes curriculares obrigatórios, que buscam aborda as TDIC ainda é restrito e se concentra na categoria “Componente curricular profissional”, que tem como característica trazer discussões teóricas sobre o uso das TDIC no ensino. Além disso, observa-se que apenas o curso de Química apresenta componentes curriculares obrigatório, classificados na categoria “Componente curricular específico de TDIC”, que apresenta as TDIC como objeto de conhecimento, no qual percebe-se haver uma problematização mais efetiva para o uso dessas tecnologias. E por fim, destaca-se que as descrições das ementas dos componentes curriculares analisados, em sua maioria apresenta uma proposta genérica sobre as TDIC. Com isso, é necessário dar profundidade a compreensão de como esses componentes curriculares podem ajudar, os futuros professores da área da Ciências da Natureza a construir competências e habilidades para o uso das TDIC na sua atuação docente, afim de qualificar o processo de ensino e aprendizagem dessa área. Por esse motivo, é necessário aprofundar essa investigação, a partir das concepções dos professores formadores identificando como eles inserem as TDIC nos componentes curriculares que ministram. Entende-se que esta investigação dá relevo a importância do debate contemporâneo sobre a preparação para o uso das TDIC que atuarão na cultura digital.

Externo à Instituição - BRUNO SILVA LEITE
Presidente - 2650152 - JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA