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Banca de DEFESA: EDCLEY VASCONCELOS LEITE SERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDCLEY VASCONCELOS LEITE SERRA
DATA: 29/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: Cultura Popular e Educação Estética: um estudo sobre o Pastoril.
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Popular; Pastoril; Educação Estética.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

A cultura popular do Pastoril é o elemento da pesquisa que foi analisado e estudado para o desenvolvimento investigativo e a compreensão teórico-analítica sobre a possibilidade desta manifestação efetuar uma educação estética, a partir da qual se faz também necessário delimitar sob um olhar conceitual fundamentado no pensamento de Diderot. Para realizar os desdobramentos da pesquisa, formulou-se os seguintes objetivos: objetivo geral – demonstrar a Cultura Popular, especificamente o Pastoril, como educação estética – objetivos específicos – apresentar a especificidade do conceito de Cultura Popular, distinguindo a Cultura Popular das outras e apresentar os âmbitos da Cultura Popular; identificar o caráter, as características e os elementos estéticos-educativos no Pastoril e no Pastoril de Santo Antônio enquanto Cultura Popular, que possibilita uma educação estética; compreender a concepção de cultura, educação e educação estética em Diderot relacionadas a uma possível concepção de educação estética no Pastoril. A metodologia se constitui a partir da leitura analítica das referências necessárias para a fundamentação teórica e das entrevistas semiestruturadas com três componentes do Pastoril de Santo Antônio e com cinco espectadores deste Pastoril do município de Ilha das Flores – SE para, como exemplo, explanar sobre a manifestação do Pastoril no Estado de Sergipe e verificar se a hipótese levantada se confirma. No capítulo um, discorre-se acerca das noções de cultura; a relação entre a cultura dominante e a cultura dominada, as quais também se tornam alvos de apropriação e de troca de elementos para a cultura de massa; o mecanismo da cultura de massa em seu processo de média social, como também, a classificação e definição de cultura de massa e cultura de massas; as diferentes definições de cultura popular; e a percepção referente ao sentido de intercruzamento ou hibridização entre as diferentes/semelhantes culturas. No capítulo dois, inicia-se com uma breve história do Pastoril; aborda-se sobre o Pastoril sagrado e profano; detalha-se a caracterização dessa manifestação em relação a seu sentido estético-educativo; apresenta-se a cultura popular e educação estética do Pastoril de Santo Antônio de Ilha das Flores-SE; discorre-se sobre o Pastoril e sua importância, na contemporaneidade, para a realidade comum de um povo. No capítulo três, apresenta-se o entendimento de cultura em Diderot; discorre-se o conhecimento constitutivo de educação; sintetiza-se sobre a compreensão de educação estética; argumenta-se de forma comparativa e consensual a concepção de educação estética diderotiana e a concepção de educação estética pastoreira. Com isso, percebe-se que é possível que o Pastoril seja capaz de desenvolver o bom gosto a partir das qualidades intelectuais e sensoriais dos brincantes e dos espectadores para, consequentemente, contribuir com a formação de uma comunidade ou sociedade ética e possivelmente em harmonia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1613293 - CHRISTIAN JEAN MARIE BOUDOU
Presidente - 2656383 - CHRISTINE ARNDT DE SANTANA
Externo ao Programa - 1771104 - GERSON PRAXEDES SILVA

Notícia cadastrada em: 05/08/2022 09:35
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