Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA TAIRES DOS SANTOS
DATA: 17/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Virtual - Google meet
TÍTULO: ENTRE JOSEFAS, REZAS E RODAS: A PRÁXIS DO CUIDADO EM SAÚDE E O EMPODERAMENTO DA MULHER QUILOMBOLA
PALAVRAS-CHAVES: Mulher quilombola; Práxis do cuidado; Saúde; Empoderamento.
PÁGINAS: 220
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
As mulheres quilombolas possuem um importante papel na manutenção das tradições culturais dos seus territórios. Em Sergipe, Dona Zefa da Guia e Dona Josefa do Sítio Alto são as guardiãs dos saberes tradicionais de cuidados em saúde, reconhecidas também pelo importante papel que desempenham na organização política, social e cultural das suas comunidades. Entre rezas, danças, cantigas, plantas medicinais, realização de partos, conservação de sementes crioulas, e outras práticas e saberes sedimentados em valores civilizatórios afro-brasileiros, entre eles a ancestralidade, elas têm promovido um importante processo de empoderamento individual e coletivo das suas comunidades. Saberes e práticas que sobrevivem mesmo em meio à hegemonia do paradigma biomédico, o qual obedece fortemente a lógica imposta pelo sistema econômico capitalista de produção. O presente trabalho tem como objetivo analisar como os saberes tradicionais de cuidado em saúde empoderam a mulher quilombola. Através do método de pesquisa em história oral de vida, abordagem qualitativa e análise de dados a partir da antropologia interpretativa, realizamos a pesquisa com Dona Zefa da Guia e Dona Josefa do Sítio Alto. Concluímos que os saberes e práticas tradicionais de cuidado em saúde são conhecimentos concebidos e articulados pelas Josefas e constituem-se como meios de reafirmação da identidade cultural da Serra da Guia e do Sítio Alto. Eles estabelecem condições de resistência política e cultural para a promoção da cura, do bem-estar e saúde do povo dessas comunidades. Esses saberes e práticas do cuidado em saúde consistem de ação e reflexão sistematizada, a qual denominamos de práxis do cuidado em saúde quilombola, e se mostra capaz de fomentar processos coletivos de organização. A práxis do cuidado em saúde quilombola de Dona Zefa da Guia e Dona Josefa do Sítio Alto está fundamentada na ancestralidade, espiritualidade, na relação harmoniosa com o meio ambiente, na força transformadora do amor, e que em conjunto, de maneira articulada, se define como ferramenta fundamental para a conscientização crítica no processo de empoderamento de ambas, bem como das suas respectivas comunidades.