A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA GOMES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA GOMES LIMA
DATA: 09/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: O JOGO TRADICIONAL COMO UMA FORMA DE ENTENDIMENTO DO SUJEITO SOCIAL: ESTABELECENDO RELAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DO AFETO
PALAVRAS-CHAVES: Sociedade Contemporânea; Relações Sociais; Jogos tradicionais.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

Na sociedade contemporânea atual o brincar tem sido cerceado. Essa realidade talvez, consequentemente venha produzindo uma prática de relações sociais superficiais e fugaz, onde o tempo/espaço de experiência limitado, não suficiente para a expressão da linguagem subjetiva, criativa, espontânea e consciente. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre as brincadeiras tradicionais em um recorte histórico (espaço-temporal), problematizando as relações provenientes desses encontros tensionados pelo jogar e, como dois grupos de sujeitos de momentos históricos distintos: docentes (nascidos entre as décadas de 1960 e 1980) e discentes (nascidos entre os anos de 1990 e 2000) compreendem essas brincadeiras para sua formação enquanto sujeitos mediante as memórias afetivas expostas. A metodologia foi construída em um tripé de amparo: 1 – Atenção e integração; 2 – Aproximação entre sujeitos e 3 – Abertura e disposição ao outro, utilizando da Observação participante que pressupõe a existência de um outro e, da relação do pesquisador com esse outro; Grupo focal que abre espaço para compreensão social dos sujeitos envolvidos sobre o tema em questão, colocando-os a dialogarem sobre um mesmo aspecto por perspectivas distintas e a Conversa. A união entre a observação participante; grupo focal e conversa, possibilitou que pesquisador e participantes da pesquisa, se colocassem em um espaço comum de troca e, assim, conversassem sobre temas diversos. Essas três metodologias utilizadas possibilitaram que os participantes acessassem suas memórias e as colocassem aos outros, que por sua vez puderam estimular lembranças e memórias, criando um ambiente comum de troca. Percebe-se que há um processo transitório geracional, no que diz respeito às formas e lugares deste brincar. Também que, há uma maior intervenção de agentes externos que intervém e acabam por cercear o brincar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2247903 - RAPHAELA SCHIASSI HERNANDES
Interno - 2887582 - LUANA FORONI ANDRADE
Interno - 4205099 - FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
Externo à Instituição - ALCIDES JOSÉ SCAGLIA

Notícia cadastrada em: 26/07/2021 12:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2022 - UFRN - ema3.ema3 v3.5.16 -r18154-6e174eae4e