Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA BRUNET CARVALHO DE ANDRADE
DATA: 24/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: online devido a pandemia
TÍTULO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A CENA TEATRAL DO GRUPO IMBUAÇA
E A CULTURA POPULAR: UM ESTUDO A PARTIR DOS ESPETÁCULOS TEATRO
CHAMADO CORDEL (1978), A FARSA DOS OPOSTOS (1992) E O AUTO DA
BARCA DO INFERNO (1997)
PALAVRAS-CHAVES: Teatro de Rua, Teatro Sergipano, Grupo Teatral Imbuaça e Cultura
Popular.
PÁGINAS: 129
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:
A presente dissertação é resultado de uma análise sobre a presença da cultura popular naprodução artística do Grupo Teatral Imbuaça, entre os anos de 1977 e 1997, uma referência doTeatro de Rua sergipano com visibilidade nacional e internacional, e tem como objetivo geralinvestigar os atravessamentos da cultura popular na carpintaria teatral dos espetáculos “TeatroChamado Cordel” (1977), “ A Farsa dos Opostos” (1992) e “ O Auto da Barca do Inferno”(1997). Como objetivos específicos a investigação compreende o Teatro de Rua e seusentrelaçamentos constituídos a partir da tríade: cultura popular, memória e história. Analisa osreferidos espetáculos a partir do seu contexto, do processo de montagem e da apropriação eressignificação dos elementos populares para a cena, e por fim, elenca os grupo que surgirampor meio de oficinas teatrais realizadas pelo Imbuaça. Como aporte teórico e metodológico oestudo elegeu, principalmente: Baktin (1999), Peter Burke (2010), Storey (2015) Cuche(2002), Nestor Canclini (2016), J. Guinsburg (2006) e Haguette (2007), considerando ométodo etnográfico e os procedimentos metodológicos por meio de entrevistas orais e análisesde imagens e vídeos para a sustentação desta escrita.