Banca de QUALIFICAÇÃO: JANALICE MATIAS DE MELO

DISCENTE: JANALICE MATIAS DE MELO
DATA: 28/03/2020
LOCAL: banca online
TÍTULO: O SAMBA DE COCO NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ATOLEIRO NO MUNICÍPIO DE CAETÉS – PE
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Popular, Educação e Samba de Coco de Santa Luzia, Atoleiro (PE).
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O estudo das culturas populares traz uma gama de conteúdos que podem ser trabalhados e levados para sala de aula, a fim de aproximar os alunos de manifestações por muitas vezes desconhecidas por eles. Dentre as inúmeras manifestações tradicionalmente brasileiras, o gênero do samba de coco pode ser trabalhado através da música, da dança, da história, da poética e da brincadeira. São maneiras diversas de se pensar o Samba de Coco, e neste trabalho, abarcamos o processo de contextualização com os educandos a partir da utilização de elementos facilitadores como a sua história e suas implicações na vida de uma comunidade, para auxílio na construção do conhecimento sobre o Samba de Coco por parte dos educandos. A junção de Arte/Cultura/Educação é definida a partir do compromisso de desenvolver nos alunos potencialidades de educá-los para que sejam o que desejam ser. Partindo disto, o ensino de arte para crianças a partir da inserção da cultura popular contribui para uma formação humana sensível e que valora a importância das manifestações a serem vivenciadas pelas crianças desde o berço, mantendo viva a tradição. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral compreender de que maneira o processo de ensino aprendizagem contribui para a formação identitárias do sujeito local. E como objetivos específicos investigar como as manifestações culturais da Comunidade do Atoleiro – PE, são apresentadas na sala de aula a partir da história do samba de coco de Santa Luzia e analisar o currículo escolar e a inserção das culturas populares no mesmo. Metodologicamente os caminhos foram pensados a partir da pesquisa de campo de cunho qualitativo, desenvolvida a partir de observações, entrevista semiestruturada direcionada ao professor e as crianças na Escola Municipal Manoel Izidorio localizada na comunidade do Atoleiro (Caetés-PE) e análise de documentos como o currículo escolar e o PPP da escola. Neste sentido, ao final deste caminho espera-se que haja um olhar para a criança na contemporaneidade como aquela que tem uma bagagem muito ampla de informações, das mais variadas possíveis, e que estas devem ser consideradas pelo professor nas muitas possibilidades de ensino/aprendizagem. E usadas para promover a criação de um diálogo com o seu eu e com o outro, mediante as diversas manifestações de cultura existentes, tomando a história do samba de coco de Santa Luzia como facilitador.

Interno - 1699060 - ANA MARIA DE SAO JOSE
Interno - 1922531 - ROBERTO DOS SANTOS LACERDA