Banca de DEFESA: MATHEUS RIBEIRO MENEZES

DISCENTE: MATHEUS RIBEIRO MENEZES
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/btw-itot-tke
TÍTULO: O LETRAMENTO INFORMACIONAL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO EMTEMPO INTEGRAL DE SERGIPE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA À LUZ DO NOVO ENSINO MÉDIO.
PALAVRAS-CHAVES: letramento informacional; educação básica; ensino médio em tempo integral; novo ensino médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Para o estudante, independente do nível de ensino, saber buscar, identificar, selecionar, analisar e utilizar fontes de informações confiáveis está se tornando uma tarefa cada vez mais complexa, principalmente com a popularização da internet. No contexto da educação básica, tal problemática é ainda mais desafiadora haja vista, a falta de habilidades e, consequentemente, competências no âmbito do Letramento Informacional (LI) torna-se ainda mais evidente. O LI é um processo que objetiva a construção de habilidades e competências a fim de que o sujeito, aqui apresentado como estudante, busque, selecione, analise e utilize as informações que desejar de forma autônoma, crítica e ativa. Nesse sentido, a presente investigação teve como objetivo geral a criação de condições para o desenvolvimento do processo de LI no Ensino Médio, no Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça (CEAM), uma escola pública da rede estadual de educação de Sergipe, por meio da elaboração de um produto instrucional (material didático) que, através da mediação didático-pedagógica, fomentasse o empoderamento informacional de estudantes. A metodologia utilizada nesta pesquisa trata-se de uma abordagem quali-quantitativa e de natureza aplicada com objetivos exploratórios e descritivos, a partir de procedimentos oriundos, inicialmente, de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa de campo subsidiando o desenvolvimento de uma Pesquisa-Ação. Para a coleta de dados utilizou-se, como instrumentos, a aplicação de questionários e da análise de conteúdo a partir de grupo focal. Como resultados, a partir das análises dos dados coletados, observou-se que o processo de LI, dentro da Educação Básica, é uma ferramenta benéfica e eficiente na formação de estudantes informacionalmente letrados, ou seja, que conseguem, de forma autônoma, buscar ativamente, selecionar conscientemente, analisar criticamente e utilizar eticamente as informações que lhes são apresentadas no dia a dia escolar. A partir dos relatos dos estudantes, oriundos do grupo focal, percebeu-se que os discentes do CEAM, após aplicação da proposta de intervenção, possuíam mais convicção de seu papel como estudante ao explicitar, no ensejo, sobre aspirações futuras para uma vida pregressa no Ensino Superior para ao longo da vida.

Externo à Instituição - CLÁUDIA CARDINALE NUNES MENEZES
Interno - 1709185 - JANAINA FERREIRA FIALHO COSTA
Presidente - 791.532.595-72 - PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO

Notícia cadastrada em: 15/08/2022 17:43