A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO FERNANDES JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ROBERTO FERNANDES JUNIOR
DATA: 08/11/2021
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/aix-jofb-mcr
TÍTULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ARQUIVOS: uma proposta de mediação cultural no Arquivo Público da Cidade de Aracaju (APA) por meio de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA).
PALAVRAS-CHAVES: Educação Patrimonial - Arquivo. Mediação da Informação. Mediação Cultural.
PÁGINAS: 218
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

A presente investigação, apresenta um estudo que tem como objetivo geral a análise da mediação cultural para a promoção da educação patrimonial no Arquivo Público de Aracaju (APA), a fim de desenvolver Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) ao seu público. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se em um estudo de caso, fundamento em pesquisa aplicada, descritiva com a abordagem qualitativa e educação patrimonial como método pedagógico. Para a coleta de dados, foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e curadoria de recursos culturais da instituição pesquisada. Esses métodos permitiram o alargamento do entendimento de conceitos basilares dessa pesquisa, como: mediação da informação, educação patrimonial, protagonismo social, cultura e memória. Assim, possibilitou-se o embasamento teórico e material para a criação do plano pedagógico e da trilha formativa, que serviu como referência para a criação dos ODA. Cinto Objetos Digitais de Aprendizagem foram produzidos, cada um dividido em três partes dependentes uma da outra e que se complementam, essas partes são: podcast educativo, material de aprofundamento de estudos e atividade de fixação. Os resultados apontam para algumas problemáticas a serem superadas pela instituição, no campo da gestão documental, ainda, mostram caminhos possíveis para que o APA possa ser protagonista do processo de educação patrimonial de sua comunidade, resgatando e valorizando o sentimento de pertencimento dos cidadãos que o circundam. Por fim, a criação de ODA proposto por essa pesquisa, com a mediação cultural da instituição, vai ao encontro das mudanças de paradigmas atuais do ensino e o uso da tecnologia, colocando a unidade informacional, neste caso o arquivo, como parte desse processo de ensino e aprendizagem do cidadão


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1707618 - CRISTINA DE ALMEIDA VALENCA CUNHA BARROSO
Presidente - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
Externo à Instituição - PATRICK FRAYSSE

Notícia cadastrada em: 18/10/2021 19:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10