Banca de DEFESA: RAFAELA LIMA DE ARAÚJO

DISCENTE: RAFAELA LIMA DE ARAÚJO
DATA: 28/10/2021
LOCAL: meet.google.com/ewg-rcei-aee
TÍTULO: MEDIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO: SUPORTE À LEITURA ACADÊMICAPARA USUÁRIOS/AS DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, UNIDADE SANTANA DO IPANEMA.
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca universitária – Estudo de usuário. Gestão da informação. Leitura – Ensino superior. Mediação da informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

A pesquisa aborda o processo de mediação da informação em diálogo com a gestão da informação na ambiência da biblioteca universitária. Objetiva desenvolver a mediação da informação com a aplicação da gestão da informação junto as/aos estudantes usuárias/os da biblioteca da Universidade Federal de Alagoas, Unidade Educacional Santana do Ipanema (UFAL/UESI) a partir de três objetivos específicos de cunho teórico e empírico: compreender a relação conceitual entre mediação da informação e gestão da informação no âmbito da Ciência da Informação e como essa relação pode ser reconhecida na biblioteca universitária; identificar o perfil e os desafios que as/os estudantes da UESI enfrentam em relação a leitura no âmbito acadêmico; propor um minicurso para promoção de estratégias de leitura na jornada acadêmica para as/os estudantes da UESI. Quanto ao delineamento da pesquisa, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem quali-quantitativa, pautada no método quadripolar. Quanto aos métodos, inicialmente foi feita uma revisão de literatura com vistas a compreender a relação conceitual proposta. Assim, observou-se que no âmbito da biblioteca universitária a gestão da informação é reconhecida nas atividades de planejamento para aquisição, tratamento técnico, disseminação e promoção da circulação da informação. Já a mediação da informação ocupa-se dos cuidados para que as informações sejam compartilhadas com os sujeitos informacionais de modo que a apropriação da informação seja favorecida. Dessa forma, a reflexão sobre a aproximação da gestão nas ações de mediação, culminou no exercício das dimensões da mediação da informação detalhadas por Gomes, H. (2014, 2016) aplicadas em cada uma das etapas de planejamento para gestão da informação, propostas por Davenport (1998). Em seguida, foi aplicado um questionário para a população de estudantes da UESI, baseado nas reflexões teóricas sobre ato de estudar (Freire, 1981), leitura de estudo (CASTELLO-PEREIRA, 2005; GARCEZ, 2020), afiliação estudantil (COULON, 2008) e estratégias para leitura de estudo (KOPKE FILHO, 2001, 2002). Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva simples, análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e análise de agrupamento (KAUFMAN; ROUSSEEUW, 1987). Os resultados mostram estudantes, independente do período matriculado, com poucas referências sobre do universo acadêmico, além de indicarem tempo insuficiente investido nos estudos, falta de planejamento para organização dos textos e pouco conhecimento frente as dificuldades reconhecidas durante a leitura de estudo. Ademais, a maioria não reconheceu o uso de estratégias de leitura nos três principais momentos apresentados (ao iniciar, durante e após) o que indicou uma atuação que não corresponde com a postura exigida as/aos estudantes no ensino superior. Por fim, elaborou-se o minicurso: Leitura na graduação que será ofertado as/aos estudantes, da UESI, em formato online. O conteúdo foi estruturado em vídeo e em texto e hospedados na plataforma Youtube e Drive para armazenamento e em seguida hospedados na plataforma Moodle da UFAL para ser ofertado como curso. Assim, a estrutura final contou com dez vídeos e quatro arquivos textuais subdivididos em três módulos, em referência aos três principais momentos da leitura, com uma atividade de fixação ao final de cada módulo.

Presidente - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
Externo à Instituição - SUELI BORTOLIN
Interno - 2939765 - TELMA DE CARVALHO

Notícia cadastrada em: 18/10/2021 19:10