Banca de DEFESA: ANAÍSE DE SANTANA SANTOS

DISCENTE: ANAÍSE DE SANTANA SANTOS
DATA: 26/07/2019
LOCAL: Laboratório de Informática do DCI/UFS
TÍTULO: INCLUSÃO DIGITAL NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: desenvolvimento de competência informacional nos usuários cegos e com baixa visão do espaço acessibilidade da BICEN
PALAVRAS-CHAVES: Competência informacional. Inclusão digital. Mediação da informação. Deficiência visual
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Esta dissertação consiste em um estudo desenvolvido dentro do Espaço Acessibilidade, setor localizado na biblioteca central da Universidade Federal de Sergipe, o qual envolveu os usuários cegos e com baixa visão do referido espaço problematizando em torno da sua competência informacional. Foram conceitos que fundamentaram esta pesquisa: inclusão digital, competência informacional e mediação da informação. Objetivou-se, então desenvolver a competência informacional nos usuários cegos e com baixa visão, ressaltando o caráter mediador do profissional bibliotecário. Os objetivos específicos foram definidos da seguinte forma: identificar iniciativas de inclusão digital e de desenvolvimento da competência informacional existentes no setor; verificar a competência informacional dos usuários cegos e com baixa visão do Espaço Acessibilidade; elaborar um manual impresso em Braille para direcionar o uso das bases de dados pelos usuários cegos e com baixa visão do referido espaço. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as entrevistas abertas e semiestruturadas. A análise concentrou-se nas atividades de inclusão digital e competência informacional desenvolvidas no setor, bem como o nível de competência informacional dos seus usuários, sob os parâmetros de: necessidades de informação, fontes de informação, dificuldades no acesso, obtenção da informação e uso da tecnologia. Considerou-se o método qualitativo de pesquisa como o mais adequado para a análise dos dados. Constatou-se que as atividades de inclusão digital e competência informacional desenvolvidas pelo setor estão em nível inicial, o acesso, observou-se que necessidade de informação está atrelada as disciplinas cursadas pelos usuários e que o conhecimento de fontes informacionais é bastante raso por parte destes. Conclui-se que o manual em Braille pretendido por esse estudo foi construído o que suscita inquietações em torno de futuras pesquisas propondo-se assim a investigação de como ações de cunho educativo desenvolvidas no Espaço Acessibilidade podem auxiliar o desenvolvimento cognitivo do deficiente visual, bem como o desenvolvimento de programas de competência informacional conjuntamente por professores dos departamentos e o profissional bibliotecário do Espaço Acessibilidade.

Externo à Instituição - BARBARA COELHO NEVES
Presidente - 1709185 - JANAINA FERREIRA FIALHO COSTA
Interno - 1819812 - SERGIO LUIZ ELIAS DE ARAUJO

Notícia cadastrada em: 11/07/2019 15:35