Banca de DEFESA: DULCE ELIZABETH LIMA DE SOUSA E SILVA

DISCENTE: DULCE ELIZABETH LIMA DE SOUSA E SILVA
DATA: 16/07/2019
LOCAL: Auditório de História
TÍTULO: A GESTÃO DE RISCOS NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DOCUMENTAL: análise da Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Documental. Gestão de Riscos. Governança Arquivística.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Cada vez mais, a informação vem se tornando insumo necessário para o desenvolvimento social, político e empresarial. Pensando nessa gestão estratégica, o modelo que vem sendo adotado pelo governo federal para a administração dos órgãos do executivo, pautado na transparência das ações administrativas, está inserindo novas metodologias de trabalho com o objetivo de tornar mais eficientes os órgãos públicos. Nessa política de transparência, surge a política de controle interno, gestão de risco e governança. A gestão de riscos possui diversos benefícios como o aumento da probabilidade de atingir os objetivos propostos, a melhoria da identificação de oportunidades e ameaças, a eficiência operacional, identificação de perdas e custos, bem como base sólida e segura para tomada de decisão e planejamento. Na perspectiva da governança arquivística, a Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), responsável pelo desenvolvimento de ações e políticas voltadas para as atividades da gestão documental, pode utilizar a gestão de riscos como uma ferramenta para o desenvolvimento dos seus projetos e segurança na sua execução. Esta pesquisa buscou analisar a aplicação da gestão de riscos na implantação da gestão documental na CGPA. Ela se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, descritiva, participante e ação. Como instrumento norteador, foi utilizado um manual desenvolvido pelo então Ministério do Planejamento, atual Ministério da Economia. O resultado desenvolvido foi um mapeamento dos riscos e um plano de implementação de controles.

Externo ao Programa - 1062325 - ALESSANDRA DOS SANTOS ARAUJO
Presidente - 1819812 - SERGIO LUIZ ELIAS DE ARAUJO
Interno - 2939765 - TELMA DE CARVALHO

Notícia cadastrada em: 26/06/2019 20:46