Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA NOVAES GUSMAO

DISCENTE: KATIA NOVAES GUSMAO
DATA: 29/07/2020
LOCAL: plataforma on line
TÍTULO: O LETRAMENTO CRÍTICO E PRÁTICAS POLÍTICO-CIDADÃS NO GÊNERO CHARGE: UMA PROPOSTA DE LEITURA MULTIMODAL NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; multimodalidade; charge; letramento crítico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

As inovações midiáticas têm proposto textos dotados de diversificadas linguagens, (anúncios, tirinhas, charges, memes, gifs, etc.) designados como textos multimodais, que sugerem novos processos de interação entre os sujeitos e multiletramentos. Diante desse cenário, as estratégias de leitura devem sofrer alterações, fazendo com que o aluno capte a intertextualidade, note os efeitos de sentido ocasionados por variados recursos linguísticos, compreenda efetivamente o texto lido, chegue a suas conclusões, alcance o letramento crítico e esteja apto a exercer a cidadania. A partir dessa conjuntura, o aprendiz poderá ser protagonista e agir perante diversos campos da vida pública. Esta pesquisa-ação traz proposta de intervenção com produto didático destinado ao oitavo do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Conrado de Araújo situada em Salgado/SE, dispondo da charge como suporte, um componente do campo jornalístico-midiático. Uma vez que pretendemos ampliar as práticas político-cidadãs do alunado através da criticidade, elaboraremos um módulo didático que busque atender a tais objetivos através do texto chargístico. Teremos o respaldo da pesquisa-ação por Tripp (2005) como metodologia e os seguintes referenciais teóricos: Antunes (2003) e Koch (2018) sobre a intertextualidade e os conhecimentos prévios; Ferrarezzi (2017) e Oliveira (2010) a respeito das concepções leitoras; Orlandi (2012) em relação às multimodalidades discursivas; Mouco e Gregório (2007) com as noções sobre charge; Rojo (2009) com as perspectivas dos multiletramentos e letramento crítico; Solé (1998) na atribuição de sentidos ao texto; além de nos basearmos em parâmetros nacionais e locais, a Base Nacional Curricular Comum (2017) e o Currículo de Sergipe (2018), respectivamente, com as competências e habilidades inerentes ao nosso estudo.

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO