V SEMAC / UFS
Pesquisa, ensino e aprendizagem de língua portuguesa
O conjunto de ações que estão reunidas na V SEMAC permitirá uma visão abrangente das pesquisas que estão sendo realizadas na Universidade Federal de Sergipe em nível de Iniciação Científica e de Mestrado, bem como conhecer práticas didático-pedagógicas específicas, voltadas ao ensino de línguas. Assim, estão previstas várias atividades: Painel de pesquisas em andamento, mesa-redonda, minicurso e colóquio de pesquisas concluídas.
Pesquisas em andamento em nível de Mestrado Profissional em Letras
Dia 06.11.18 – das 13 às 18h
Coord. Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Local: sala 101 da Didática 4
Resumo
Com o intuito de discutir as temáticas relacionadas às possibilidades de entendimento e ensino de diferentes linguagens na educação básica, o Mestrado Profissional em Rede da Universidade Federal de Sergipe promove uma semana de reflexões, por ocasião da proximidade de conclusão dos estudos dos mestrandos matriculados na turma 4 do PROFLETRAS/UFS.
O evento possibilitará a concretização de um dos grandes objetivos da universidade brasileira: reunir esforços para viabilizar a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão.
Os interessados ainda são convidados a conhecer publicações recentemente lançadas por professores e estudantes do PROFLETRAS.
PROGRAMAÇÃO
Exposições
Diana Silva Santos
O EFEITO DE HUMOR NA CONSTRUÇÃO DE PIADAS RACISTAS: UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO TEXTUAL
Orientador: Leilane Ramos da Silva
Iderlânia Costa Souza
TRABALHO DIVERSIFICADO PARA A CONSTRUÇÃO DE INFERÊNCIAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Lilian Santos Morgado Dias
LEITURA/ESCRITA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM ESPAÇOS VIRTUAIS
Orientador: Taysa Mercia dos Santos Souza Damaceno
Marcia Oliveira Moura
EMPODERAMENTO FEMININO: PROPOSTA DE TRABALHO PARA CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA POR ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Maria Cristina Fontes da Cruz
A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO - AS INFERÊNCIAS NO CONTO MISSA DO GALO DE MACHADO DE ASSIS
Orientador: Laura Camila Braz de Almeida
Maria de Lourdes Oliveira Almeida
ERROS ORTOGRÁFICOS: A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA
Orientador: Denise Porto Cardoso
Maria Luciene de Moura
NARRATIVAS MITOLÓGICAS E FORMAÇÃO DE LEITORES
Orientador: Alberto Roiphe Bruno
Nicélia Nunes Azevêdo Pereira
O DIÁLOGO VERBO-VISUAL NAS TIRINHAS: FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Alberto Roiphe Bruno
Priscila Mendonca Moura
A (RES)SIGNIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO ESCRITA ATRAVÉS DO RELATO PESSOAL
Orientador: Laura Camila Braz de Almeida
Thiago Domingos Freire
TIRA CÔMICA: A INFERÊNCIA ENTRE TEXTO E LEITOR
Orientador: Denise Porto Cardoso