Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIMAR FERREIRA ARAGÃO

DISCENTE: LUCIMAR FERREIRA ARAGÃO
DATA: 16/04/2024
LOCAL: Remoto
TÍTULO: BNCC E A SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR EM SERGIPE: O CASO DO CENTRO DE EXCELÊNCIA ATHENEU SERGIPENSE
PALAVRAS-CHAVES: BNCC; Ensino de Sociologia; Currículo; Centro de Excelência Atheneu Sergipense.
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas

A implementação das diretrizes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto educacional brasileiro tem sido objeto de intensos debates e reflexões. No âmbito do Ensino Médio, a inclusão da disciplina de Sociologia tem ocupado um lugar central nessas discussões, especialmente diante das mudanças trazidas pela Reforma do Ensino Médio e pela inserção da Sociologia como parte do itinerário formativo das Ciências Humanas. No estado de Sergipe, essa dinâmica não é exceção, e a compreensão dos impactos da BNCC na Rede Estadual de Ensino, particularmente no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, emerge como um campo de estudo relevante. Esta pesquisa visa analisar a inserção da Sociologia no currículo escolar de Sergipe à luz das diretrizes da BNCC, investigando os desafios, as oportunidades e as percepções dos atores envolvidos nesse processo. Ao examinar a implementação da BNCC na Rede Estadual de Ensino de Sergipe, especialmente no contexto do Atheneu Sergipense, este estudo contribuirá para uma compreensão mais aprofundada das implicações das políticas educacionais na prática pedagógica e na formação dos estudantes no estado.

Presidente - 2454411 - VILMA SOARES DE LIMA BARBOSA
Interno - 3359639 - IVAN FONTES BARBOSA
Externo à Instituição - CRISTIANO DAS NEVES BODART

Notícia cadastrada em: 03/04/2024 15:11