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Banca de DEFESA: HERNANY DONATO DE MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERNANY DONATO DE MOURA
DATA: 28/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: FORROBODÓ: uma expressão literária afro-brasileira
PALAVRAS-CHAVES: Forró; Sociologia; Literatura oral; modernidade negra;
PÁGINAS: 275
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

O presente trabalho desenvolve a tese de que o forró, de acordo com sua trajetória no século XX, representa um conjunto de expressões literárias representativas da população afrobrasileira. Gênero musical composto por diversos elementos culturais inseridos em suas respectivas diásporas Nordeste/Sudeste brasileiro, concentrou expressiva diversidade popular no baile da raça presente no conceito de forrobodó. Por baile da raça entendemos como o conjunto de atitudes raciais que representou o negro brasileiro na construção de suas identidades simbólicas a partir de ações de associativismo e resistência na formação do Brasil no século passado, a partir de gêneros literários e musicais da cultura oral em meio urbano. A problematização do presente estudo parte do pressuposto de que diversas expressões da cultura brasileira foram escolhidas como representações nacionais da cultura popular por intelectuais e/ou pelas políticas de incentivo à cultura brasileira. Respectivamente, a literatura produzida nas primeiras décadas do século XX no movimento modernista brasileiro e o samba que teve fruição na cidade do Rio de Janeiro. Embora, não foram suficientes para estabelecer uma conexão, mesmo que simbólica, da identidade nacional, portanto, nos cabe a questionar por que o forró que também é manifestação da cultura popular e presente na formação cultural da sociedade brasileira desde século XIX até o momento atual, não é reconhecido como elemento de uma identidade brasileira? Para responder tal questão e desenvolver a tese foi fundamental refazer o caminho dos acervos, sobretudo digitais, principalmente por meio de periódicos de jornais e de revistas do rádio disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira e também em sítios especializados no gênero abrangente do forró, a fim de explorar e estudar na obra dos dois grandes ícones desse gênero musical, Luiz Gonzaga (1913 1989) e de Jackson do Pandeiro (1919 1981), o modo pelo qual o forró é passível de ser defendido como expressão literária afro brasileira. Para isso, confrontamos os dados coletados com aporte teórico de intelectuais negros e negras, sejam da diáspora negra pelo mundo, sejam intelectuais do pensamento social brasileiro, refletindo sempre na autonomia cultura popular como elemento construtor da ideia de nação no contexto dos anos de 1940 a 1980. De acordo com o que foi analisado no decorrer desta pesquisa pudemos constatar que o forró se constitui como uma expressão literária, que traz na sua gênese influências e peculiaridades representativas da cultura afro brasileira em âmbito nacional, entretanto não é amplamente reconhecida, pois tais referências dizem respeito ao negro nordestino, que povoou o Brasil, sobretudo nos espaços de construção da urbanidade e modernidade negras. Essa expressão literária afro brasileira volante trouxe consigo a experiência racial calcada na ancestralidade e se uniu às experiências do negro nordestino adquiridas na modernidade e na sua diáspora em território nacional. Nesse sentido o forró deu ritmo à modernidade brasileira, principalmente no Sudeste.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO SERGIO ALFREDO GUIMARAES
Interno - 3359639 - IVAN FONTES BARBOSA
Externo à Instituição - MATHEUS GATO DE JESUS
Interno - 279.089.765-49 - PAULO SERGIO DA COSTA NEVES
Presidente - 1546297 - PETRONIO JOSE DOMINGUES

Notícia cadastrada em: 27/02/2024 15:25
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