Banca de DEFESA: GLEISIANE PURIFICAÇÃO DE FARIA

DISCENTE: GLEISIANE PURIFICAÇÃO DE FARIA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: sala de vídeoconferência do 3º andar - didática 7
TÍTULO: O protagonismo feminino no gerenciamento dos recursos hídricos na zona rural do município de Poço Redondo – Se
PALAVRAS-CHAVES: Recursos hídricos; Políticas públicas; Gênero; Habitus; Lideranças femininas.
ÁREA: Sociologia

A presente pesquisa escolheu como objeto de estudo analisar “o protagonismo feminino”enquanto foca no papel da mulher como administradora dos recursos hídricos e dialoga comquestões referentes a políticas públicas, técnicas e estratégias de enfrentamento às condiçõesedafoclimáticas do semiárido, além das configurações de relações de gênero e papéis sociaispresentes no modelo de desenvolvimento que está sendo implementado no semiárido. Possuicomo objetivo principal investigar a importância da mulher frente ao gerenciamento dosrecursos hídricos enquanto habitantes da região semiárida sergipana. Como método depesquisa, foi feito um estudo exploratório de caráter qualitativo, com o fim de observar comoas mulheres da região do Alto Sertão sergipano se percebem ao gerenciar os recursos hídricosno período de estiagem. Após a fase de pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campoconcretizou-se com a escolha do município de Poço Redondo em Sergipe após um processo detriagem que levou em consideração pontos como: presença considerável de mulheres nascomunidades; atuação das mulheres no gerenciamento dos recursos hídricos; e programas epolíticas públicas presente na região. Para a coleta de dados, foram utilizadas a pesquisadocumental, observação participante e entrevistas, no período de 17 de março a 13 de dezembrode 2022. A pesquisa tem como suporte teórico a teoria de Pierre Bourdieu sobre violênciasimbólica e poder simbólico. Ademais, a teoria feminista, de gênero e discussões sobrefeminilidade e masculinidade foram fundamentais para a compreensão da construção social degênero em culturas patriarcais. A análise dos dados obtidos em campo mostrou que enquantoestavam presas a obrigação de gerenciar os recursos hídricos, a vida das agentes estava presatambém ao patriarcalismo, ao conservadorismo e a dominação masculina. Apenas quando aspolíticas públicas de abastecimento e distribuição de água chegou na região é que as mulherespuderam se dedicar e investir tempo em sua formação e emancipação. Sinal disso é que duranteo período da pesquisa, foi possível ver as mulheres que estão engajadas nas atividades daassociação e das cooperativas são casadas, mães e livres para trabalhar fora de suas residências,entretanto, essa “liberdade” careça do aval do companheiro. O protagonismo feminino nocampo em que a pesquisa foi desenvolvida possui um caráter complexo, uma vez que asmulheres são todas protagonistas, no entanto, o habitus dominado ainda se faz presente, o quedemonstra que a mudança de habitus é lenta e difícil.

Presidente - 2454411 - VILMA SOARES DE LIMA BARBOSA
Interno - 3359639 - IVAN FONTES BARBOSA
Externo à Instituição - VALDONILSON BARBOSA DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 28/08/2023 16:24