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Banca de DEFESA: EMANUELLA ALVES SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUELLA ALVES SANTOS
DATA: 29/08/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Sala de reunião do 3º andar - didática 7
TÍTULO: POPULISMO DIGITAL: O USO DO TWITTER DURANTE O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022
PALAVRAS-CHAVES: Jair Bolsonaro; Twitter; Eleições presidenciais 2022; Fake News; Resultado das urnas.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

A pesquisa que segue foi desenvolvida ao longo de dois anos, sendo fruto de buscas incessantes por referencial teórico e conteúdos coletados na plataforma Twitter do ex-presidente da república Jair Bolsonaro. O objetivo central está em compreender o impacto que as informações divulgadas e articuladas na plataforma social Twitter possuem nas urnas. Esse interesse surge após o resultado das eleições de 2018, onde toda a campanha do então candidato foi projetada para as plataformas sociais e surtiu efeito nas urnas com a vitória do candidato que cumpriu 4 anos de governo atípico por causa da estratégia política que envolveu sua campanha eleitoral. Não sendo novidade o uso do Twitter como objeto de comunicação política entre o candidato e seus eleitores, mas no Brasil antes de 2018 não existiu nenhuma campanha pensada e articulada com seu foco 100% voltado para as plataformas sociais. Essa estratégia já havia funcionado com outros atores políticos fora do Brasil, mas aqui somente em 2018 foi realizada uma campanha eleitoral voltada para o uso e engajamento das plataformas sociais. Então dentro dessa perspectiva se faz necessário a sociologia como Ciência social voltar seu olhar para essa nova característica de campanha política no Brasil. O fator atípico do governo Jair Bolsonaro não se restringe apenas a estratégia de comunicação política, atravessando outras questões como: o conceito de populismo praticado através das plataformas sociais conceituado de populismo digital; disseminação de desinformação popularmente chamada de fake News; surgimento da COVID 19 em seu segundo ano de governo; inflação; desemprego agravado pelo isolamento social necessário para o combate da COVID 19 ainda sem vacina no ano de 2020; ausência de políticas públicas efetivas no combate a pandemia; crise dentro do governo que foi repleto de denúncias; troca de ministros; ataques a imprensa e vários embates ideológicos; além do isolamento político do Brasil que só estabeleceu relações mais próximas com o governo de Donald Trump atualmente ex-presidente dos Estados Unidos da América e com Benjamin Netanyahu ex-primeiro-ministro de Israel. Todo panorama que envolveu o governo Bolsonaro desde a sua campanha eleitoral de 2018 extremamente ativa no Twitter até a sua campanha eleitoral de 2022 que também foi voltada para as plataformas sociais, porém menos engajada e mais politizada no ataque ao seu principal opositor Luiz Inácio Lula da Silva fazem parte do contexto macro dessa pesquisa. Mas a pesquisa de campo está focada no Twitter mais precisamente durante o segundo turno, onde a presidência da república foi disputada por Jair Bolsonaro e seu opositor petista Luís Inácio Lula da Silva, atual presidente do Brasil eleito de forma democrática segundo votos apurados pelo TSE. A pesquisa de campo realizada no Twitter envolve todo período do segundo turno e se estende um pouco até o dia 08/01/2023 com o objetivo de analisar a página oficial do Twitter de Jair Bolsonaro após a derrota nas urnas até o dia em que a democracia brasileira foi colocada em xeque com os ataques antidemocráticos no Distrito Federal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1153453 - MARCO AURELIO DIAS DE SOUZA
Interno - 1523397 - FERNANDA RIOS PETRARCA
Externo à Instituição - ARIEL FINGUERUT

Notícia cadastrada em: 24/08/2023 13:23
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