Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR LUIS RODRIGUES MOURA
DATA: 30/05/2022
HORA: 15:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: A DISTOPIA NO CINEMA BRASILEIRO: O POSSÍVEL FUTURO DISTÓPICO NO BRASI, EM "DIVINO AMOR".
PALAVRAS-CHAVES: Distopia; Utopia; Literatura; Cinema Brasileiro; DIVINO AMOR(filme).
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
RESUMO:
Fundamentamos a presente dissertação nos conceitos do termo distopia e tudo que tange o seu marco teórico e debates ao longo do século XX, a partir de estudos e interpretações de obras literárias canônicas. nesses conceitos que moldaram uma nova forma de prever o futuro por meio da construção de narrativas pessimistas para sociedade. Nesse sentido, propomos inicialmente uma apresentação teórica de cunho bibliográfico e caráter exploratório sobre dois conceitos-chaves como a distopia (Frederic Jameson; Gregory Clayes; Thomas Moylan; Russel Jacoby) e da sua antítese, a utopia (Ruth Levitas; Mariela Chauí; Lyman Tower Sargent). Sequencialmente, identificamos as definições das categorias distópicas, considerando o que se apresenta em obras clássicas da literatura mundial. Dispõe-se na pesquisa, a elaboração de um panorama que ilustra a presença de elementos distópicos em filmes de ficção cientifica e de outros gêneros no cinema mundial e nacional. Assim, entender esse movimento histórico da distopia no cinema com alguns exemplos fílmicos. Para finalmente, o trabalho articular uma abordagem teórica à prática da análise fílmica (temática, narratológica e estética) de seu corpus, o longa-metragem “Divino Amor” (2019), dirigido pelo cineasta pernambucano, Gabriel Mascaro.