A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: RUAN PAULO MATOS RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUAN PAULO MATOS RODRIGUES
DATA: 18/12/2021
HORA: 10:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: OS DUPLICADOS DE SARAMAGO E VILLENEUVE: UMA ANÁLISE ESTRUTURAL DO ROMANCE O HOMEM DUPLICADO E DE SUA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA.
PALAVRAS-CHAVES: O Homem duplicado. Enemy. José Saramago. Denis Villeneuve. Análise Estrutural da Narrativa. Teoria da Adaptação
PÁGINAS: 213
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
RESUMO:

A dissertação tem como objetivo realizar uma análise estrutural comparativa do romance O Homem Duplicado (2002), de José Saramago, e de sua adaptação para o cinema, Enemy (2013), de Denis Villeneuve, a fim de se identificar as aproximações e distanciamentos entre as duas linguagens, a literária e a cinematográfica. Como objeto de estudo, selecionamos tanto as categorias da narrativa que são específicas a cada uma das áreas do conhecimento, por exemplo, o narrador onisciente, específica à literatura, e as movimentações de câmera, enquadramentos, angulação, entre outras, específicas ao cinema, assim como as categorias comuns as duas áreas, caso do enredo, das personagens, do tempo e do espaço. Para tanto, apoiamo-nos nos estudos de Todorov (1979), Gancho (1991), D’onofrio (2007), Barthes et. al. (1972) voltados à estrutura das mais variadas narrativas e gêneros literários; nas análises específicas acerca da estrutura do romance, de Silva (2011) e Moisés (1997), nas reflexões sobre a personagem no romance e no cinema, de Cândido et. al. (2000); enquanto que para a análise específica da narrativa cinematográfica foram utilizados Aumont (2012), Martin (2005), Gaudreault e Jost (2009), além de Betton (1987). Para as reflexões relacionadas diretamente ao processo de adaptação cinematográfica, buscamos Hutcheon (2006), como fundamentação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1693029 - CARLOS EDUARDO JAPIASSU DE QUEIROZ
Interno - 3629854 - MÁRIO CÉSAR PEREIRA OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA DE LOURDES CARNEIRO DA CUNHA NÓBREGA

Notícia cadastrada em: 29/11/2021 14:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf